Números que ligarem de forma abusiva para o 111 vão ser bloqueados

0
1127

Há certas atitudes que podem realmente prejudicar vidas, para evitar males maiores, o Ministério do Interior (MININT) anunciou, em comunicado, que vai activar o sistema de bloqueio dos números que ligarem reiteradamente e de forma abusiva para o terminal 111, afecto ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

De acordo com o documento emitido pelo orgão de tutela do CISP, a medida se traduzirá na inclusão automática dos respectivos números numa lista negra e serão impedidos de voltarem a contactar o 111, em caso de necessidade, não podendo solicitar o apoio das forças de defesa e segurança em situações de emergência.

O MININT refere ainda que estas chamadas concorrem para a obstrução da linha de emergência, impedindo que cidadãos em efectiva condição de urgência possam aceder ao terminal de emergência 111 e, por conseguinte, ver resolvida a sua preocupação.

A mesma nota sublinha que os falsos telefonemas têm exigido a alocação dos parcos recursos disponíveis para responderem situações inexistentes, causando prejuízos no sistema concebido para auxiliar a manutenção da ordem, tranquilidade e segurança pública.

estiverem perante uma situação que exija a intervenção das forças de defesa e segurança, autoridades sanitárias, consultas no domínio da segurança pública ou para efectuarem denúncias de infracções criminais, transgressões e outras ilicitudes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here