Plataforma web Portal do investidor capta títulos na ordem dos 1.451,37 milhões de kwanzas

1646

A plataforma web Portal do Investidor (PINV) captou Títulos do Tesouro na ordem dos 1.451,37 milhões de kwanzas, no último mês de março, altura que foi retomado a tramitação online.

Segundo os números constados no relatório de balanço do PINV, do primeiro trimestre deste ano, publicado recentemente pela Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD) adstrito ao Ministério das Finanças, mostra que um volume de 783,06 milhões de kwanzas foram capturas de títulos de Obrigações do Tesouro Não Reajustáveis (OTNR)  e 668,30 milhões de kwanzas em  Bilhetes  de Tesouro (BT).

Destacar que no segundo trimestre de 2021 (abril a junho), a captura de títulos de tesouro fixou-se em 6,46 mil milhões de kwanzas, tanto em OTNR como em BT.

MAIS: Portal do Investidor movimentou cerca de 4,6 mil milhões Kz em 2018

O Portal do Investidor é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Ministério das Finanças, através da Unidade de Gestão da Dívida( UGD), em parceria com  a Bolsa da Dívida de Valores de Angola (BODIVA),  o Banco Nacional de Angola (BNA) e a Empresa  Interbancária  de Serviços (EMIS).

A ferramenta online permite a aquisição de Títulos de Tesouro Online, desde que o investidor possua um número de identificação fiscal (NIF) funcional, uma conta bancária a ordem regular e outra conta custódia.

O instrumento surge para promover a literacia financeira, como a democratização do acesso aos Títulos do Tesouro pelos mais variados agentes económicos, contribuindo, assim, para a diversificação das alternativas de investimento disponíveis no mercado nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui