Principais novidades da conferência Google I/O 2013 [Parte II]

2271

Quem não viu a primeira parte, não precisa de ficar triste. O que terá de fazer é clicar neste link e ficar actualizado. Agora vamos mostrar as outras novidades de relevo apresentadas na Google I/O 2013:

5. Google +

A Google não desiste da sua rede social e apresentou várias novidades para ela.

  • Um stream mais simples e limpo
  • Uma nova versão dos Hangouts
  • Novas formas de melhorar ainda mais as fotografias
Stream

O novo feed do Google Plus

O novo feed (stream, mural) deixa de lado o modelo de uma única coluna e passa a ter várias colunas. Algo que já podia se ver no aplicativo do Google + para Android.

Um dos recursos mais utilizados no Twitter, são as “Hashtags” e agora o a Google aposta nisso também. É possível colocar tags para classificar o conteúdo, desse modo fica mais fácil encontrar conteúdo relacionado.

Hangout

O primeiro passo para a resolução do problema da “confusão da comunicação instantânea” do Google acaba de ser dado. A solução passa por um aplicativo próprio para Hangouts,  disponível para Android e iOS. Um recurso interessante adicionado ao aplicativo é o de poder armazenar conversas ao invés de  contactos, permitindo a criação de grupos, tal como acontece naquele comunicador instantâneo famoso, o Whatsapp.

Fotos

O Google plus permitirá  fotos de até 8 megapixels, maior do que outras redes como Facebook, Twitter e Instagram. Para além disso, outros recursos para o melhoramento das fotos foram disponibilizados, entre eles: redução da granulação, e filtros para limpar e melhorar a foto.

Um dos recursos mais inovadores é a selecção automática das melhores fotos para a criação de um álbum, usando padrões como melhor foco, se tem pessoas a sorrir, paisagem, eliminação de imagens repetidas, ou seja, um novo álbum sem que o usuário precise de se esforçar muito para o organizar.

6. Google Play para escolas

Play Store para escolas

Nem só de diversão vive o homem, por isso foi anunciado esse serviço para as escolas, quando for adquirido um aplicativo do pacote educacional na Google Play, poderá ser distribuído para quantos tablets forem precisos. Desta forma os custos serão reduzidos e teremos um grande incentivo à inclusão digital.

7. Samsung Galaxy S4

Galaxy S4 da Google

Sim, esse foi um dos investimentos da Google, lançar o Samsung Galaxy S4 com uma versão nativa do sistema operativo Android, sem as alterações feitas pela Samsung , deixando que esse dispositivo seja mais explorado pelos desenvolvedores.

8. Novo formato de imagens e vídeos

Novo padrão de imagens

Fiquem atentos porque quando a Google investe em algo, ela tenta garantir o sucesso. Veremos se será o caso dos novos padrões de imagem e vídeo que apareceram para substituir o “jpg” e o “H.264”.

O formato WebP, foi criado para suceder ao JPEG, o formato mais utilizado na internet. O novo formato garante imagens que ocupem menos 31% de espaço, mas sem perder a qualidade da imagem. Do mesmo modo foi apresentado o VP9 o padrão que pode ter o tamanho 63% menor em relação ao H.264 sem perder a qualidade da imagem. O YouTube já terá suporte ao VP9 ainda este ano… agora lembrem-se do que eu disse acima.

Veremos que surpresas teremos no dia de hoje.

Com informações de: The Verge || TechTudo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui