Principais novidades da conferência Google I/O 2013 [Parte I]

1
1413

Quando a Google reúne os seus desenvolvedores, podemos sempre esperar grandes novidades e ontem não foi diferente. Os mais atentos (e com uma conexão decente à internet) puderam confirmar a apresentação em tempo real, mas para que não teve chances, aqui vão os pontos mais importantes do primeiro dia da Google I/O 2013.

1. Google Maps

Mapas da Google

As novidades passam pela versão móvel do Google Maps que receberá uma nova interface, com zoom mais suave e prédios em 3D, além de novas formas de interacção com o resultado apresentado no mapa.

Em cidades congestionadas, o sistema de trânsito ponto a ponto é uma das funcionalidades mais usadas, por isso foi melhorada, dando mais detalhes sobre o caminho que o usuário poderá percorrer, avisos sobre incidentes, rotas alternativas e outros detalhes.

O Google Earth foi totalmente  integrado ao Google Maps, sem precisar de instalação de qualquer aplicativo, utilizando a ferramenta WebGL directamente no navegador. Além disso, será possível visualizar locais internos usando as fotos enviadas pelos próprios usuários.

2. Google Chrome

Google Chrome Racer

Há muito que o navegador deixou de ser um “simples” acessório para aceder à internet e passou a ser o centro de muitas actividades para os usuários. Os jogos são um bom exemplo e para demonstrar o poder do Chrome na hora de rodar jogos e a integração do navegador entre diversos dispositivos, foi exibido um jogo executado em um iPhone, Nexus 4, iPad mini, Nexus 10 e um Galaxy Nexus. O jogo é denominado “Racer” e durante a  apresentação os ecrãs foram alinhadas para formara uma única pista . Os carrinhos corriam nesta pista e passavam de uma ecrã para outro. Uma apresentação impressionante.

3. Google Play

Play store para tablets

Quem tem um tablet festejou muito ontem, uma vez que a loja de aplicativos do Google ganhou filtros específicos decidir acedê-la usado um tablet, assim deixaremos de ver a mensagem irritante “este aplicativo não é compatível com o seus dispositivo”

4. Google Music All Acess

Acesso total - Google Music

Aproveitando a recorrente referência à nuvem, a Google decidiu competir ainda mais com serviços como Spotify, Rdio, Xbox Music entre outros, fornecendo transmissão em tempo real de músicas ilimitadas. O novo serviço usa a estrutura do Play Music para oferecer recomendações, listas de reprodução personalizadas e execução ilimitada de músicas, sem necessidade de comprá-las individualmente.

O All Access terá uma versão para dispositivos Android e também poderá ser acessado pela interface web do Google Play Music. Por enquanto, o serviço estará disponível apenas nos EUA, custando 9,99 USD / mês. Quanto aos outros países… terão de aguardar.

Esse é o fim da primeira parte do resumo da Google I/O 2013, fiquem atentos a parte 2.

Com informações de: The Verge || TechTudo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here