Projecto sul-africano vencedor do Desafio de Inovação da Unilever

2049

O Global Alliance Africa, um projeto entregue pela Innovate UK KTN e Unilever, anunciou a Sharon Rapetswa como vencedora do seu Innovation Exchange Challenge, projetado para ajudar a empresa multinacional de bens de consumo a encontrar soluções inventivas e abordagens inovadoras para o desenvolvimento de novos modelos de negócios circulares para reutilização e recarga de plástico.

Com a sua ideia de embalagens de detergente recarregáveis definidas para revolucionar a gestão de resíduos plásticos em comunidades rurais, a Rapetswa agora receberá 25.000 libras em financiamento de sementes baseadas em marcos, juntamente com treinamento e mentoria, para ajudar a desenvolver a sua solução.

Apesar dos crescentes apelos por consumo sustentável, apenas 3% das famílias rurais da África do Sul reciclam ativamente os seus resíduos, com muitos recorrendo à prática de queima de lixo.

No entanto, isso ocorre porque a África do Sul também tem um sistema de gestão de resíduos fraco e tenso, com 35% das famílias não recebendo coleta semanal de lixo e outros 29% das famílias não tendo nenhum lixo coletado.

Para abordar essa questão e ajudar o fabricante líder mundial de bens domésticos a reduzir o seu uso de plástico em 100.000 toneladas, a Unilever fez uma parceria com a Global Alliance Africa para sediar um Desafio de Troca de Inovação, que buscava explorar como a reutilização e o reenchimento das embalagens poderiam ser adotados para reduzir a quantidade de resíduos produzidos pelas famílias em comunidades rurais.

MAIS: Plataforma africana edtech nomeada como uma das maiores players do Ensino Superior no mundo

Empresas, organizações e indivíduos de toda a África do Sul, foram convidados a apresentar propostas, com o desafio gerando uma série de respostas. Depois de muita deliberação por uma equipa de especialistas da indústria e do meio ambiente, Sharon Rapetswa, a fundadora da Triple Shine Detergent Solutions, foi escolhida como vencedora.

Fundada em 2016, a empresa desenvolveu uma nova linha de embalagens plásticas recarregáveis para os produtos de alvejante, detergente e amaciante de tecido da Unilever.

A ideia, diz Rapetswa, surgiu durante a sua pesquisa sobre práticas de gestão de resíduos em comunidades rurais:

Em todo o país, a mesma linha de produtos plásticos estava sendo descartada mensalmente pelos domicílios rurais. Mas devido à falta de serviços adequados de gestão de resíduos, a reciclagem era uma opção indisponível. Percebi que, para ajudar essas comunidades a consumir de forma mais sustentável, precisávamos aproveitar a cultura existente de reutilização e reenchimento que vem sendo praticada há anos.

Ao vencer o desafio, a Rapetswa agora receberá 25.000 libras em fundos de sementes baseados em marcos, juntamente com treinamento e mentoria, para ajudar a desenvolver a sua solução.

Como uma empresa global que lidera a criação de um futuro mais limpo, estamos muito interessados em fazer tudo o que pudermos para reduzir o plástico de uso único na África do Sul e estamos entusiasmados por trabalhar com sharon para desenvolver as suas ideias e criar soluções sustentáveis para os nossos produtos de cuidados domésticos que possam construir negócios locais baseados em algumas das comunidades mais vulneráveis do país. “, disse Judisha Naidoo, Homecare R&D Diretor da Unilever.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui