Realidade Aumentada poderá chegar ao Google Maps em breve

763

Durante a conferência de desenvolvedores de I/O 2018, o Google exibiu um novo recurso de realidade aumentada para o Google Maps, que forneceria às pessoas orientações sobre a câmara do seu smartphone em tempo real.

O Google começou a lançar o AR Maps na segunda-feira para um pequeno subconjunto do Google Local Guides, pessoas que se ofereceram para adicionar itens como fotos e comentários ao Google Maps. O novo recurso é projectado para ajudar as pessoas a navegarem pelas cidades, com demonstrações de sinais de trânsito digitais e setas virtuais sobrepostas na calçada para mostrar em que direção andar.

Como funcionará?

Os usuários mantêm o smartphone na frente deles para visualizar uma versão da realidade aumentada do Maps. É preciso resolver o problema com o qual muitas pessoas se deparam ao usar um mapa online para navegar: qual direção seguir, por exemplo, uma curva à direita, nem sempre é aparente.

Para evitar acidentes, a solicitação na tela incentiva os usuários a colocar o telefone em direcção do chão depois de receberem a rota correta, para que possam prestar atenção ao ambiente ao redor.

A Google denomina a experiência de “localização global”. O GPS do telefone aponta a localização aproximada do usuário e, em alguns milésimos de segundos, terá de clicar na câmara do smartphone para comparar o que vê às imagens no Google Street View. A tecnologia pode identificar sua localização exacta rapidamente e fornecer orientações mais precisas.

Ao testar o Guias Locais, a Google espera descobrir ainda mais formas de melhorar o produto. Assim, quando ele for lançado a todos, seja algo que todos usuários estejam entusiasmado à usar.