Saiba a diferença entre os serviços Kwanza Online, e-Kwanza BAI, Xikila Money e BNIX

2
7943

Recentemente surgiu a informação de que o Governo Angolano está em vias de implementar o sistema de pagamento por telemóvel. Não obstante à isso, temos alguns serviços privados em Angola que têm demonstrado notoriedade. Ainda assim, muitos não tem visto diferença entre eles, estamos a falar do: Kwanza Online, e-Kwanza do Banco BAI,  Xikila Money do Banco Postal, e o BNIX do Banco BNI.

Mas afinal de conta, qual é a diferença entre eles?

De uma forma resumida, para poder demonstrar a diferença entre eles, vamos citar o tipo de serviços que cada empresa oferece:

Kwanza Online

É o primeiro serviço Angolano de pagamento Online, permitindo aos Angolanos fazer compras em lojas Angolanas que já praticam o e-Commerce, facilitando assim o processo de compra e venda em território nacional.

O Kwanza Online é que nem um Multicaixa no seu computador, permitindo os Angolanos e não só, recarregar os seus telemóveis (UNITEL e MOVICEL), pagar a subscrição da ZAP, NetOne, e quiçá outros serviços a partir do seu computador.

Esse serviço oferece três tipo de contas:

  • Conta pessoal

Quem cria uma conta pessoal são as pessoas singulares na qual estão dispostos em efectuar compras onlines.

  •  Conta comerciante

Essa conta é para os comerciantes, ou seja, todos aqueles que têm lojas e gostariam de receber pagamentos online.

e-Kwanza

O serviço “e-Kwanza” do Banco BAI , permite aos clientes possam fazer transferências de dinheiro em qualquer ponto do país, usando apenas o telemóvel.

Para usufruir deste serviço não é necessário ser cliente do BAI, mas terá de registar-se (gratuitamente) num balcão BAI e activar o seu utilizador através de um Servidor Interactivo de Voz (IVR) a partir do qual serão confirmadas as instruções dadas pelos clientes e enviadas por SMS para estes. Ou seja, a nossa “conta” estará associada a um número de telefone e um código fornecido pelo banco.

Com esse serviço é possível:

  • Depositar, levantar e transferir dinheiro para outros telemóveis;
  • Pagar contas em lojas ou pagar facturas de utilidade pública.

Depois de aderir o mesmo, através do seu telemovel, será possivel efectuar transferências para outros clientes que tenham o serviço “e-Kwanza BAI” de uma forma rápida, sem se dirigir a um balcão e enfrentar as famosas filas.

Xikila Money

O Xikila Money é um serviço que traz uma  oferta inovadora em Angola, isto é, permite usar o telemóvel como uma carteira digital e com base nisso efectuar diversos pagamentos via mobile.

Esse serviço,  transforma o telemóvel em uma conta bancária e dá ao usuário a possibilidade de efectuar transacções bancárias de forma cómoda e segura em qualquer hora do dia.

O que é o usuário pode fazer com o serviço Xikila Money?

Esse plataforma, permite com que o usuário efectue pagamentos de vários serviço, tais como:

  • Depositar dinheiro.
  • Transferir dinheiro para outras contas Xikila.
  • Transferir e receber dinheiro de contas de outros bancos.
  • Pagar as contas de televisão, energia, água, telemóvel, internet.
  • Pagar compras de bens e serviços.
  • Levantar dinheiro.

Para que uma pessoa comece a utilizar o serviço Xikila Money é necessário que abra uma conta numa agência ou quiosque Xikila Money (gratuita abertura de conta) e efectue um depósito na conta Xikila.

BNIX

O BNIX é o  serviço do Banco BNI que permite gerir o seu dinheiro todos os dias. Muito fácil de usar, totalmente seguro e sem taxas, o BNIX permite fazer pagamentos, transferências bancárias, consultar saldos de conta. Tudo, através do seu telemóvel.

Esse serviço oferece dois tipo de contas:

  • Conta Cliente

Permite qualquer usuários ir à uma agência BNI, aderir e entregar o dinheiro que quer depositar na conta BNIX. E já está! Simples, rápido e seguro.

  • Conta Comerciante

Permite o empresário inscrever o seu negócio assinando o contrato de adesão em qualquer agência BNI. Poderá desde logo aceitar pagamentos do BNIX.

Portanto, deste modo podemos ver a diferença entre cada um destes serviços, na qual encontramos uma certa similaridade entre os serviços Xikila Money, e-Kwanza, e o BNIX visto que ambas usam a plataforma mobile, diferente do Kwanza Online.

Esclarecemos a sua duvida relativamente à esses quatros serviços?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here