Saiba como evitar a espionagem das Smart TVs [Parte 2]

0
1485

Na primeira parte deste artigo foi feita uma apresentação das Smart TVs, sua grande utilidade. Apresentamos também as razões que tornam a sua TV inteligente numa verdadeira arma para espionagem.

Na sequência, mostraremos quais são as recomendações de segurança para quem tem uma Smart TV.

Não conectar a Smart TV à Internet

Quase que inevitavelmente, indiferente se és um fã ou não da ideia de ter uma Smart TV, quase todos os televisores recentes incorporam funções inteligentes, conexão a internet, aplicações de terceiros e um sistema operacional complexo.

Para prevenires qualquer cenário malicioso, especialmente se você passa a maior parte do seu tempo a assistir TPA ou TV Zimbo, não conecte a sua TV à internet. Entra no menu de configurações e desconecte da rede Wi-Fi. Ou de preferência fazer que a TV esqueça a senha para sempre. Para outros retirem o cabo ethernet por de trás da TV.

Estes gestos radicais, trás alguns benefícios, como forçar a TV a não mostrar-te mais anúncios quando você menos espera, ou em menus onde eles não pertencem. Estes alertas parece um absurdo, foi a quase dois anos que a Samsung pediu desculpas por mostrar-nos anúncios, mesmo pelos filmes que vemos por intermédio de um pendrive.

Como “transformar” a sua TV antiga em uma “Smart TV”?

A forma mais fácil e barata é investires em uma Apple TV, Chromecast, Fire TV, Roku ou um HTPC. Indiferente da solução que ira vos encantar mais, aquela vai ser mais segura e mais inteligente do que uma TV. Um dispositivo deste tipo pode estar conectado na internet sem problema, e o riscos são marginais ou inexistentes. Um software de um televisor pode beneficiar de actualização de 2-3 anos, no caso mais optimista, enquanto uma TV Box é mais resistente ao longo do tempo. Além disso, a terceira geração de uma Apple TV é muito mais barata do que uma Smart TV. E você podes muda-la facilmente, caso te aborreças com ela.

LG-Web-OS-2.0-smart-tv-smart-tv-intimidade

Pode tentar desactivar as funções da Smart TV?

Talvez sejas tentado a crer que o menu da sua Smart TV é suficientemente claro e que não tem necessidade de desligares ela por completo da internet para ganhares conforto psicológico suplementar ou a paz de espírito. Mas a realidade irá vos mostrar o contrário. A partir do momento em que conectares à internet,  inicia a as ondas de problemas potenciais.

A monitorização de todas as suas actividades online realizada pela Smart TV, quase todas as vezes, é feita por padrão de fabrico. O processo de desactivação destas funções é completamente diferente de fabricante à fabricante, e os detalhes destas funções estão bem escondidas no menu. Por exemplo nas TV Vizio, uma marca muito popular nos EUA, as funções de rastreamento estão escondidas atrás de um nome extremamente ambíguo – Smart Interactivity (Inteligência Interactiva). Para desactiva-la, você deve entrar no System – Reset & Admin (Sistema – Repor – Administração). Nas TV’s LG existe uma configuração intitulada Collection of watching info, nas TV’s Samsung podes desactivar o Voice Recogniction (Reconhecimento de voz) no menu Smart Features, para desactivares a possibilidade dela escutar as conversas tidas em sua casa. Existem muitas variantes (ou formas) e é quase impossível alguém conhecer todas elas, e é por isso que insistimos a dizer que a melhor solução é desactivar a internet da TV.

Samsung-smart-tv-final-seguranca-intimidade-perseguir-monitorar

Uma Smart TV é o primeiro passo para a Internet das Coisas

Em quase todas as semanas lemos sobre a Internet of Things, IoT ou Internet das Coisas. Este conceito agrega uma mistura de dispositivos em diferentes categorias sobre um único guarda-chuva soa bem na teoria. Qualquer pessoa quer controlar tudo em casa, da tomada até as lâmpadas, da geladeira até o microondas, via satélite ou do outro lado do mundo. Infelizmente, muitas vezes ela revela sérias vulnerabilidades de segurança nessas implementações. Como no caso de uma Smart TV, você não podes instalar um anti-vírus na tomada. Por esta razão, seria bom pararmos um pouco e pensar na ideia dos dispositivos Smart (Inteligente), e caso vires alguma coisa no menu da tua Smart TV que não entendes bem o que significa aquela função, desactiva-a por completo, é a melhor solução.

Obs: A câmera do teu PC/Laptop se não estiveres a usa-la tape-a com um adesivo, o facto dela não parecer activa (com aquele lede verde) ela pode estar a espionar-te, nunca sabes qual programa esta a rodar escondido nos processos.

Assista pelo menos uns 2 ou 3 episódios da série “CSI: Cyber”, para ter uma ideia, do que estas tecnologias são capazes de fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here