Segredos do serviço Street View da Google

0
2468

Todos conhecemos o Street View da Google que é usado pelo Google Maps e Earth para que possamos ter vistas panorâmicas de algumas regiões do mundo, por outras palavras, permite que estejamos a ver literalmente em 360º o o local desejado em determinado momento, neste caso no momento em que a fotografia foi tirada. Devo dizer que sou um utilizador regular destes serviços da Google principalmente quando quero marcar as minhas viagens e quero ver a vizinhança do local em que irei ficar. Numa das minhas últimas viagens lembro-me de ter visto que havia uma pastelaria no final da rua do hotel e quando la cheguei, la estava ela, igualzinha como esta na fotografia. Cinco estrelas, nisso o Google esta muito a frente da concorrência.

Mas como a Google faz essas imagens? como tira esses milhares de fotografias? Curioso, fomos atrás dessa informação e fizemos aqui um resumo com os principais meios usados pela Google para partilhar com vocês.

No início a Google começou alguns carros equipados com computadores, câmeras, lasers e um dispositivo GPS. Depois passaram para uma frota de carros e estavam em quase todas as regiões do mundo. Melhoraram as máquinas fotográficas e hoje em dia tem 15 lentes com capacidade de tirar fotos em 360 graus.

Ao que parece aquilo que era um projecto começou a ter sucesso e a google lançou outros meios para poder alcançar lugares onde os carros não conseguiriam chegar. Lançou então Triciclos que poderiam chegar a outros pontos mais interessantes e divertidos como parques, trilhas, estádios esportivos e muito mais.

Mas havia lugares que os triciclos não chegavam por causa do clima e terreno, como o frio e a neve. Aí a google instalou o equipamento do Street View em Motos de Neve. A aventura começou numa famosa estação de esqui no Canadá.


Depois de explorar boa parte do mundo com carros, carrinhas, triciclos e motas de neve, ainda havia lugares que a Google não conseguia chegar. Teimosa como é, no bom sentido, a Google criou o Trekker, que é uma mochila e possui um sistema de câmeras no topo. A mochila pesa a vota de 18kg, tem 1,21m de altura, funciona com um smartphone Android e as câmeras no topo.

A seguir, além do exterior, a Google quis entrar dentro dos edificios. Começou entao uma nova fase em que decidiu levar todos os museus do mundo para a tela do nosso computador. Criou então um carrinho a que chamou de Trolley com toda a tecnologia do Street View.

O serviço Street View foi lançado em Maio de de 2007 e 5 anos depois vejam bem até onde já chegamos e o que a Google já criou e tem como base de dados de imagens do mundo. Agora a pergunta é: Onde será que o Street View ainda não chega/chegou e que meios ainda faltam para lá chegar?

[Via]: Google Maps

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here