Técnicos da CPLP avaliam planos sobre ciência e tecnologia na IX cimeira de Ministros

0
1098

O Secretariado Técnico Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) avaliou, no dia de hoje, em Luanda, o grau de cumprimento do Plano de Acção de Cooperação Multilateral nos domínios da ciência, tecnologia e ensino superior da comunidade, para os anos 2014-2020.

Falando aos jornalistas presentes no evento,  o Presidente em exercício da coordenação da reunião, Emanuel Catumbela, disse que os pontos focais estão a analisar e a discutir a proposta dos Planos de Acção de Cooperação Multilateral nos domínios da ciência, tecnologia e ensino superior da CPLP para 2022-2023 e 2022-2026, bem como  preparar aspectos relativos a IX reunião dos Ministros  da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, a acontecer na quarta-feira,  na capital do país.

MAIS: Plataforma angolana reúne rádios e podcast’s da comunidade CPLP

O dirigente ainda revelou que para o próximo periódio, o secretario executivo e os respectivos estados membros pretendem estar mais activos, no sentido de identificar os actores principais das actividades a serem traçadas, constrangimentos e encontrar financiamento para a execução das acções transversal dos projectos tecnológicos da comunidade.

De informar ainda que a IX reunião, que começa nessa Quarta-Feira, os ministros da CPLP vão analisar e aprovar as propostas dos planos a ser analisados pelos técnicos.

Em relação ao período anterior,  Emanuel Catumbela afirmou que o plano não foi executado como previsto, pois foram apenas realizadas acções como o repositório científico da CPLP, devido as dificuldades encontradas no financiamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here