Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone (Episódio 07)

0
961

Para quem utiliza um dispositivo com sistema operativo iOS, Mac ou ambos,o seu ID Apple é o principal instrumento para que tenha acesso a agama de serviços on-line da Apple. Com o ID, você poderá se inscrever nos principais serviços da plataforma tecnológica, como o iCloud, fazer compras na Apple Store on-line, bem como istalar mais aplicativos no seu dispositivo ou descarregar músicas e filmes a partir do iTunes.

Em suma, o ID Apple é o seu nome de usuário único no grande sistema  da Apple, que identifica quem você é, eliminando a necessidade de redigitar uma porção de detalhes, como por exemplo, o seu e-mail, seu endereço físico e meétodo de pagamento em toda vez que quiser comprar algo ou inscrever-se em determinados serviços.

Ainda sobre as especificidades do ID Apple, informar-lhe que o memso é a chave para os principais recursos do ecossistema da Apple, como a habilidade de sincronizar os seus e-mails, eventos de calendário, contactos e favoritos do navegador Safari, sem esquecer vários dispositivos e computadores.

Assim que se inscreveres no serviço iCloud grátis da Apple, todos os aplicativos, músicas e livros que descarregares em um dispositivo é automaticamente disponibilizado para download gratuito em todos os aparelhos conectados com o mesmo ID Apple, o que torna o ID Apple ainda mais fantástico.

De informar ainda que o ID Apple é também importante para os recursos do iOS, como o Compartilhamento de Fotos, que faz com que possas compartilhar automaticamente as fotos capturadas com a câmara do seu iPhone com outros dispositivos, e até mesmo com outras pessoas. O ID Apple é como uma porta principal de entrada para ingressares no mundo dos jogos competitivos disponíveis  na plataforma Game Center, visto que o seu ID Apple é funciona como a sua conta do Game Center para que posssas encontrar jogos que os seus amigos estão jogando, no momento.

Gostaríamos de informar-lhe também que existe a funcionalidade “ID unificado”, que usando em qualquer dispositivo iOS ou Mac significa que as mensagens eniadas para o seu número do iPhone vão ser visualizadas em qualquer dispositivo ou computador conectado ao mesmo ID Apple.

Se nesse momento já comprou qualquer coisa na Apple Store ou descarregou uma música no iTunes, então quer dizer que o seu iPhone já possui um ID Apple. Se não, então poderás criar o seu ID Apple durante a configuração do seu aparelho, através do link https://appleid.apple.com/br e clicar no botão “Criar um ID Apple” na página inicial. Agora, se não tens a certeza de que possui um ID Apple, ou talvez tenha esquecido a senha, nesse mesmo site conseguirá a ajuda para resolver isso.

De informar que a única coisa que você não pode fazer no site acima é adicionar ou alterar quaisquer detalhes de pagamento, e onde se quiseres fazer isso terás que entrar no iTunes Store ou App Store, através do seu dispositivo iOS ou Mac (Falaremos disso mais tarde).

 

Gerencie seu ID Apple

No iOS é possível usar um ID para as suas compras e um outro ID diferente para o iCloud – quando você cria uma conta para um serviço da Apple, como o iCloud ou App Store, já estás criando um ID Apple. Ter um ID Apple é tornar a vida mais facilitada ao utilizar um dispositivo da Apple, como por exemplo, a sua compra de músicas estará disponível em qualquer aparelho iOS, através do iTunes na nuvem.

Podes mudar normalmente a senha ou as informações pessoais do seu ID Apple, onde para isso é só saires de todos os serviços que usam o seu ID Apple, bem como não esquecer de especificar um endereço de e-mail válido para o seu novo ID, visto que é por intermédio dele que a Apple vai enviar uma mensagem de verificação para concluir o processo. Sobre isso ainda, você não poderá usar um endereço de e-mail iCloud (@icloud.com, @me.com ou @mac.com), visto que os mesmo já são um ID Apple.

Uma outra informação muito importante sobre os ID Apple, avisar que não é possível mesclar vários ID Apple em um só, o que é uma pena, porque, se você comprou algo no iTunes usando um ID mais antigo, terá de utilizá-lo para recuperar suas compras, como por exemplo, suas compras, filmes, aplicativos ou outros itens que foram comprados com ele. E se o seu ID Apple antigo estiver associado a um endereço de e-mail que já não usas, é possível alterá-lo para outro.

Para mais informações sobre tudo o que falamos no episódio de hoje do Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone, a nossa redacção recomenda consultar em http://www.apple.com/br/support/appleid/

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

Episódio 03.

Episódio 04.

Episódio 05.

Episódio 06.

_____________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que tenha um iPhone. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui