Todas elas chegaram ao fim, e o Facebook?

1981

Antes da explosão facebook-iana haviam outras redes sociais que estavam na boca do povo, mas nenhumas delas chegou a atingir a impressionante marca dos 1,11 bilhões de utilizadores activos por mês, notem activos por mês, números que ditam a impressionante supremacia da rede social do Zuckerberg.

FRIENDSTER, O SUCESSO EM EXCESSO

friendster2

Toda esta febre das redes sociais começou quando Jonatham Abrams decidiu fundar um site de nome Friendster em 2002. Esta rede social rapidamente conquistou o interesse dos internautas na altura. O sucesso era tão grande na altura que em 2003 o Google ofereceu uma proposta de 30 milhões de USD para a sua aquisição mas infelizmente foi recusada.

Tudo estava bem até que os sistemas não mais conseguiram atender a demanda de utilizadores e os concorrentes com melhores meios foram ganhando terreno. Assim caiu o império do Friendster, hoje ela é apenas uma rede social de gaming. Quem sabe o que podia ter acontecido caso aceitassem os 30 milhões do Google.

MYSPACE, QUEM NÃO QUERIA O SEU ESPAÇO NA WEB?

myspace

Logo apôs o surgimento do Friendster vários serviços semelhantes surgiram e o MySpace foi um deles, lançado em 2003 em pouco tempo atingiu o topo. O grande diferencial do MySpace era sem duvidas a quantidade de artistas famosos que usavam a rede e a possibilidade que eles tinham de disponibilizar as suas musicas para os seu seguidores.

A medida em que o MySpace crescia o seu site ficava mais lento, por causa do alto trafego na rede e pela constante adesão, ou seja, novos utilizadores se registando. Mas sem dúvidas que o K.O definitivo foi quando a News Corporation comprou a Intermix Media, dono do MySpace na altura por 580 milhões de USD. Infelizmente os novos donos não souberam manter a rede e com isso veio a perca de utilizadores e uma segunda venda mais desta vez por apenas 35 milhões cedidos pela  Specific Media.

Hi5, ANGOLANOS COMEÇAM A ENTRAR NO MUNDO DAS REDES SÓCIAS

hi5-2

Quem começou a navegar na web agora talvez não conheça o Hi5, mas ela é uma rede social lançada em 2003 por Ramu Yamalanchi que foi muito popular em alguns países asiáticos, sul americanos e conquistou também comunidade angolana e portuguesa. O Hi5 assim como as outras redes sociais na altura permitiam fazer algo pouco comum hoje, a personalização completa dos perfis, desde o tipo de fonte, a imagem de fundo até a musica no background que cada utilizador era obrigado a ouvir sempre que acedia a algum perfil com tal funcionalidade.

O desaire do Hi5 começou com a ascensão do Facebook a nível mundial, o conceito dos internautas é simples: “estar onde os seus amigos estão“. Não tem graça estar numa rede social sozinho, eis o termo social.

E O FACEBOOK?

Eis a grande questão, e o facebook? Bem o que sabemos é que o facebook ainda é a maior rede social do mundo, e os seus 1,11 bilhões de utilizadores activos por mês o demonstram muito bem e outro facto muito interessante desta grande rede é de que as mudanças de visual e funcionalidades não são implementadas de uma vez só e para todos os utilizadores, normalmente eles implementam em pequenas escalas para fazerem um estudo sobre a aceitação do publico, estratégias como essa podem manter o facebook no topo por muito tempo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui