Twitter mantém mensagens apagadas no histórico

489

A pesquisadora de segurança Karin Saini, descobriu que o Twitter mantém durante anos todo o histórico de mensagens do usuário — até mesmo aquelas que, na teoria, foram apagadas. As mensagens diretas são uma forma simples dos utilizadores comunicarem entre si dentro desta rede.

De acordo com a pesquisadora, ao acessar um arquivo com as suas próprias informações do Twitter, ela obteve acesso a dados e mensagens de contas que há anos já não existiam na plataforma. Além disso, ao utilizar uma vulnerabilidade existente em uma da APIs da rede social, era possível acessar até mesmo mensagens e tweets que haviam sido apagados, algo que a pesquisadora considerou preocupante.

Karan Saini confirmou outro dado interessante. Mensagens enviados para ou de contas apagadas ou suspensas continuam ainda disponíveis. Ainda assim, resta saber como o Twitter vai lidar com esta situação.

Nos testes feitos pelo site TechCrunch, ao entrar nas configurações do Twitter e fazer o download de suas informações pessoais, é possível ter acesso a tudo que a empresa possui cadastrado sobre a sua conta — incluindo conversas com usuários que já não existem há anos na plataforma.

Numa nota oficial, o Twitter revelou que iria instaurar uma investigação sobre a questão, mas que no momento não iria fazer nenhum comentário sobre as descobertas de Saini.

Em suma, estamos perante mais uma situação que demonstra que “uma vez na internet, para sempre na internet”. Embora as empresas nos digam que certos dados foram apagados, nem sempre é isso que se passa. Este é só mais um exemplo disso mesmo.