UFS 3.0: Conheça a nova “memória SSD” para smartphones

1391

Hoje em dia fala-se muito das memórias SSD (Solid State Drive), que mais cedo ou mais tarde vão tomar o lugar do HDD. Visto que o mercado dos smartphones tem crescido satisfatoriamente, a tecnologia SSD chegou para esse segmento.

O que é a tecnologia UFS?

Universal Flash Storage, é um padrão de armazenamento desenvolvido pela JEDEC Solid State Technology Association. Este padrão foi construído com o intuito de substituir o sistema eMMC (embedded Multi-Media Controller), que consiste, em traços gerais, num estilo de “cartão de memória” integrado dentro do próprio equipamento que tem as memórias flash, mas que incorpora também o respectivo controlador.

 Além disso a memória UFS é mais eficiente em termos energéticos, comparativamente à memória eMMC.

Em traços gerais, a memória de armazenamento UFS 3.0 será duas vezes mais rápida que a versão 2.1. De acordo com o desenvolvedor da tecnologia, a memória UFS 3.0 deverá permitir velocidades de leitura na ordem dos 2.4 GB/s (1.2 GB/s é o limite teórico da memória 2.1).

Os smartphones já incluem esse modelo?

Actualmente alguns smartphones incluem módulos de memória 2.0 e 2.1. No entanto, algumas marcas ainda incluem eMMC, um tipo de memória com velocidades de leitura e escrita inferior, mas também mais barata. Vale ainda ressaltar que, a Samsung foi a primeira empresa a lançar os cartões de memória UFS do mundo.