União Europeia quer testar um detector de mentiras em pontos de fronteira

403

A União Europeia tem implementado paulatinamente medidas que visam a protecção dos seus estados, e desta vez decidiu usar um recurso virado a inteligência artificial que poderá ajudar neste projecto.

A União Europeia pretende testar um detector de mentiras com recurso a Inteligência Artificial em pontos de fronteira. Os Testes para detecção de mentiras em AI nos postos de controle de patrulha de fronteira estão marcados para começar em breve na UE. O programa, chamado iBorderCtrl, terá a duração de seis meses a quatro pontos de passagem de fronteira na Hungria, Letónia e Grécia com os países fora da União Europeia.O iBorderCtrl é um projecto financiado pela UE que utiliza a Inteligência Artificial para facilitar as travessias de fronteira mais rápidas para os viajantes.
O sistema faz com que os usuários preencham um aplicativo online e façam o upload de alguns documentos, como o passaporte, antes que um guarda de borda virtual assuma o controle para fazer perguntas.

Que perguntas serão efectuadas neste sistema?

Tudo indica que, algumas destas perguntas incluem: “O que está em sua mala?” E “Se você abrir a mala e me mostrar o que está dentro, vai confirmar que suas respostas eram verdadeiras?”.

Os viajantes vão responder enquanto olham para uma webcam e o sistema analisará e avaliará dezenas de micro-gestos.
O iBorderCtrl irá determinar se o viajante está a dizer a verdade, caso as respostas sejam elas verdadeiras, o viajante receberá um código QR que permitirá que ele passe a borda.
Se houver suspeita que o viajante está a mentir, eles terão informações biométricas retiradas incluindo impressões digitais, leitura de veias da palma, e correspondência de rosto antes de ser passado para um agente humano, que irá analisar quais são as informações e fazer uma avaliação.

O programa ainda é considerado altamente experimental e, no seu estado actual, não impedirá que alguém atravesse para a fronteira. Os primeiros testes de uma iteração anterior só tinha uma taxa de sucesso de 76%, mas um membro da equipe do iBorderCtrl  disse que eles estão “muito confiante” que pode ser aumentado para 85%.