Unitel prepara o lançamento da tecnologia VoLTE até Março de 2016

4905

Unitel

As operadoras de telefonia móvel em Angola têm estado um passo à frente em relação a várias companhias em África e não só. Angola foi o primeiro país Africano a testar uma rede 4G. Agora a Unitel chega com mais uma novidade que agradará os entusiastas: VoLTE.

Mas o que é isto de “VoLTE”?

VoLTE – Voice Over LTE,  representa a tecnologia de chamadas de vídeo e voz através da rede LTE, ou, se preferirem, rede 4G.

Actualmente, para as chamadas de voz a Unitel utiliza as redes GSM e WCDMA, enquanto as redes 3G e 4G (HSPA/LTE) ficam com a função de garantir os dados para utilização de internet móvel.

Com o VoLTE a transmissão de chamadas de voz ou vídeo através da rede de dados em alta definição (HD), por intermédio do protocolo IP entre dois dispositivos com suporte ao 4G será uma realidade . As chamadas são tratadas como dados, e operam dentro da frequência e do padrão LTE.

Já foi testado em Angola?

Segundo a Unitel, foi realizada com êxito em Luanda, em Dezembro de 2015, a primeira chamada através do serviço VoLTE. O administrador e director geral adjunto da Unitel, Amilcar Safeca, afirmou ainda que:

A tecnologia VoLTE é uma solução inovadora, com vantagens para os clientes da Unitel.

É uma solução alinhada com o foco contínuo da operadora que é fornecer serviços inovadores de alta qualidade.

Quais são as vantagens do VoLTE?

Vamos partir do príncipio que estaremos a usar a evolução das redes 3G, sim a expressão evolução pode elucidar. Ao utilizarmos a rede 4G com VoLTE teremos basicamente: maior velocidade e mais transmissão de dados.

O que o usuário final ganha com isso?

  • Voz em HD: A qualidade da chamada no VoLTE é maior e em alta definição. O método de compreensão utilizado atualmente entrega aproximadamente 8kbps, enquanto a compreensão de áudio realizada pelo VoLTE pode ser de até 13kbps. Agora vai poder fazer uma serenata à sua amada, com uma qualidade a roçar a perfeição.
  • Recursos extras: Possibilidade de oferta de pacote de serviços extras, que incluem chamadas de vídeo, transferências de arquivos e anexo de imagens.
  • Conexão mais rápida: O tempo de chamada do VoLTE é consideravelmente menor em comparação com as ligações actuais, se bem que (quase) ninguém controla quantos milisegundos teve de esperar até a chamada ser processada.
  • Consumo menor de bateria: Os serviços VoLTE consomem menos energia do seu dispositivo, em comparação com serviços de VoIP, como o Skype, Viber, Whatsapp e companhia.

Quais são as desvantagens do VoLTE?

Nem tudo são rosas, alguns detalhes não deixarão os utilizadores finais felizes:

  • Tecnologia Limitada para dispositivos 4G: Se não tiver um dispositivo compatível com 4G, então esqueça! Ou seja, será “obrigado” a ter um smartphone topo de gama para poder usufruir do VoLTE.
  • Disponível apenas para usuários da mesma operadora: Para fazer uma ligação VoLTE , terá de contactar um usuário da mesma operadora, no caso a Unitel.
  • Forma de pagamento: “Dados em Demanda”, esse é o método de cobrança com o VoLTE , o utilizador paga pelos dados que são trafegados, ou seja, o seu plano de dados poderá acabar muito rapidamente.

Em Março saberemos como a Unitel aproveitará essa tecnologia.


 

Acha que será  uma mais valia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui