Você precisa de uma VPN em 2022?

1213

Agora que a maioria dos sites usa HTTPS, a internet está mais segura e privada do que costumava ser. Monitorar e interceptar o tráfego da Internet por meio de redes partilhadas tornou-se muito mais difícil graças à criptografia. Como resultado das melhorias na internet, às vezes você ouve os chamados especialistas a “aconselhar” que uma VPN se tornou supérflua.

VPN

No entanto, a pergunta não é “se o seu tráfego na Internet é seguro se você prestar muita atenção ao navegar?”, mas “todos os dados de um usuário médio são seguros se eles apenas querem que as coisas funcionem enquanto estão longe de casa?”

Os hackers, golpistas, data farms ou qualquer outra pessoa interessada em seus dados são muito bons em encontrar e explorar oportunidades. Ataques em HTTP inseguro só ficaram mais sofisticados.

Todos nós já clicamos no botão “actualizar mais tarde” uma vez ou outra. O software desactualizado está cheio de vulnerabilidades e os navegadores antigos ainda gostam de exibir os sites HTTP sem avisar o utilizador.

Além disso, pastas e arquivos em seu dispositivo que você partilhou uma vez ainda podem ser públicos. Os programadores se gabam de quanta música gratuita eles podem baixar se ficarem em um hotel por alguns dias e procurarem pastas não seguras nos dispositivos de outros hóspedes.

MAIS: Como uma VPN bloqueia o rastreamento de seu dispositivo iOS

Há tantos obstáculos a serem observados para se manter seguro online. Portanto, é um pouco prematuro declarar a internet e o wifi público seguros.

Utilização de uma VPN

Os empreendedores têm estado ocupados nos últimos anos para proteger melhor os seus dados de negócios. Os trabalhadores domésticos são, portanto, geralmente obrigados a usar uma VPN. Portanto, não é lógico que os particulares tomem menos medidas, especialmente quando se trata de informações confidenciais, como serviços bancários on-line ou saúde.

Para proteção máxima em redes Wi-Fi públicas, uma VPN ainda é recomendada. O HTTPS protege apenas as informações que são transferidas entre o navegador e os sites. Com uma VPN, toda a comunicação do seu dispositivo é protegida.

Se você usa uma VPN, você se conecta a um servidor VPN. Todo o tráfego é roteado para o servidor por meio de um túnel criptografado. Ninguém pode ver a quais sites ou serviços você se conecta e a rede Wi-Fi vê apenas uma única conexão com o servidor VPN.

Os benefícios de uma VPN

Além disso, as VPNs não apenas protegem o seu tráfego de internet, mas também possuem outros benefícios, como:

– Ocultar a sua identidade e localização;

– Acessar conteúdo bloqueado (por exemplo, mídias sociais na escola ou no trabalho);

– Acesso a conteúdos e serviços regionais;

– Proteção de rastreamento.

Uma VPN oculta o seu tráfego de internet e o protege de acesso externo, mas é importante saber que ela não protege o seu dispositivo contra malware ou ataques de phishing. As VPNs são apenas uma parte do seu arsenal. Você também precisará de outras ferramentas de segurança, como firewall, software antimalware e um gerenciador de senhas. Bons serviços de VPN geralmente oferecem pacotes de ferramentas para mantê-lo seguro na Internet.

Você precisa de uma VPN em 2022?

Uma resposta muito simples para a questão de saber se uma VPN ainda é necessária em 2022: geralmente sim. Claro, se você tiver uma VPN, é sempre melhor activá-la. Especialmente se você estiver a enviar e a receber dados confidenciais, é melhor ser cauteloso e dar segurança extra ao tráfego da Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui