Website da Presidência da África do Sul foi alvo de ataque

473
Screenshot da Presidência da República da África do Sul depois de ter sido hackeado

Actualmente existem vários grupos de hackers a nível mundial, com objectivo de aceder informações sem autorização e não só. E pelos vistos agora o governo da África do Sul foi uma vitima, neste final de semana o website da Presidência daquele pais foi hackeado.

O ataque ocorreu aproximadamente às 8h00 e foi atribuído ao grupo marroquino Black Team X. O Black Team X é conhecido e tem merecido crédito por muitas invasões de sites em todo o mundo. Apenas no início de Junho de 2018, eles foram responsáveis ​​pelo ataque de um outro site sul africano pertencente à empresa de cruzeiros Royal Carribean.

Tal como aconteceu com a modificação do website da Presidência da República da África do Sul, o Black Team X deixou uma mensagem em apoio a Marrocos no site Royal Carribean, que dizia:

“Hackeado pela equipe X-AMZ Esta é uma mensagem clara para todo o governo e as pessoas. Este é apenas um aviso. Pare de apoiar Plolizario e conecte seus esforços. Sahara é marroquina. Contato: https://www.facebook.com/kotaibamas
Greetz: MoroCcan Agent Secret – Black_TeamX – e todos os hackers marroquinos”.

Qual foi a reacção do governo sul africano?

Quando contactado, o porta-voz da Presidência, Khusela Diko, confirmou que houve “interferência” no site. Até agora, parece que o objectivo do Black Team X, como na maioria das vezes, era simplesmente desfigurar um site hospedado em um servidor vulnerável e publicar a sua mensagem. No momento da divulgação, não se sabia se eles conseguiram obter acesso a outros sistemas relacionados à Presidência da África do Sul ou aceder quaisquer dados.