WhatsApp: função “Apagar para Todos” não exclui arquivos de mídia no iPhone

485

A opção oferecida pelo WhatsApp que permite excluir mensagens enviadas para que o destinatário não as possa ver não funciona como muitos esperam. Aparentemente, os arquivos multimídia que são enviados para os usuários do iPhone que têm as predefinições do aplicativo não são eliminados do dispositivo.

A informação foi revelada pelo canal TheHackerNews que refere que tal situação não acontece em dispositivos Android. Neste caso a função de remover o conteúdo enviado funciona correctamente e o conteúdo é eliminado do dispositivo do recetor ou receptores (caso seja enviado para um grupo).

Segundo publicou o site, a descoberta deste problema de privacidade foi feita pelo consultor em segurança, Shitesh Sachan que percebeu mesmo depois de eliminar as mensagens, os arquivos de mídia enviados em grupos permaneceram nos aparelhos dos destinatários que usam iPhone e têm a opção “Salvar no rolo da câmara” activada.

Na sua configuração predefinida, o aplicativo de mensagens guarda automaticamente todas as imagens e vídeos recebidos através do WhatsApp na Camara Roll dos dispositivos iPhone e na galeria de imagens do Android – uma opção que pode ser desactivada na configuração do WhatsApp.

A funcionalidade Apagar para todos tem o objectivo de excluir a mensagem e não há garantia de que a mídia (ou mensagem) seja excluída permanentemente“, disse o porta-voz do WhatsApp.