Cientistas do MIT criam Wi-Fi mais rápido e de maior alcance

1203

wifiO Instituto de Tecnologia de Massachusetts- MIT, está a desenvolver através dos seus pesquisadores uma rede sem fios que poderá solucionar os problemas que Wi-Fi actual enfrenta.

Os cientistas do MIT querem fazer isso usando um dispositivo chamado MegaMIMO 2.0 , que possui um sistema de transferência de dados através do tráfego de redes sem fios e com uma velocidade três vezes mais e com um alcance de sinal duas vezes mais do que as rede sem fios actuais.

Os pesquisadores do MIT disseram que essa é uma solução que vai poder salvar e melhorar bastante o funcionamento das redes Wi-Fi nos locais onde existem muita circulação de pessoas (exemplo: nos aeroportos, nos centros de convenção e bem como nos restaurantes), sabe-se que as redes Wi-Fi nos lugares como as que foram citadas, não são frequentemente capazes de suportar em pelo menos 90% das pessoas que estiverem conectadas e faz com haja perca de velocidade na rede Wi-Fi.

O MegaMIMO 2.0  possui uma tecnologia utilizado já por alguns dispositivos de rede sem fio que existem no mercado, os pesquisadores do MIT implementaram no aparelho um sistema actualizado que permite que o MegaMIMO 2.0 receba múltiplos sinais de vários transmissores, para evitarem congestionamentos de rede.

Hoje em dia as redes sem fios são afectadas por um problema chamado “crise de espectro” que surge devido a uma grande quantidade de computadores, telefones conectados numa única rede Wi-Fi, e é um dos problemas que não podem ser resolvido com transmissores na rede em questão, segundo pesquisadores todos os pontos os aparelhos que transmitem o sinal Wi-Fi devem trabalhar uns co os outros ao mesmo tempo para que haja uma rede com maior qualidade.

O MegaMIMO 2.0 mostrou ser capaz de possuir uma velocidade muito maior do que outros dispositivos existentes no mercado, os pesquisadores do MIT dizem que é uma tecnologia que também pode vir a melhorar as redes de telefonia móvel.

Veja como funciona: