Windows 95 acaba de completar 25 anos

0
1091

O lançamento do Windows 95 da Microsoft em 24 de agosto de 1995 foi um lançamento muito esperado. Jay Leno ajudou a lançar o software ao lado do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, com muitas piadas e a apresentação de toda a equipe de desenvolvimento do Windows 95 no palco.

Foi um grande dia para a Microsoft com comerciais de TV bombardeando o “Start Me Up” dos Rolling Stones com imagens do novo botão Iniciar que ainda (quase) usamos hoje. O software era tão popular que 7 milhões de cópias foram vendidas durante as primeiras cinco semanas.

Longe de toda a fanfarra em torno do lançamento, os geeks escolhiam entre processadores Pentium ou 486, discos rígidos IDE ou SCSI, CD-ROMs de velocidade dupla e placas de áudio Sound Blaster para experimentar o melhor do Windows 95. A Microsoft adicionou muitos recursos do Windows 95, mas o maior era um novo botão Iniciar, menu e barra de tarefas que tornava muito mais fácil descobrir aplicativos e navegar no sistema operacional. As melhorias na multi-tarefa e na interface gráfica foram um grande salto em relação ao Windows 3.1 e aos dias do MS-DOS, mas a interface era bastante semelhante para os usuários de Macintosh e OS / 2 na época.

No entanto, o Windows 95 não era só o botão Iniciar. Além de ser um sistema operacional de 32 bits, uma adição importante foi o suporte para nomes de arquivo longos, de até 250 caracteres. Parece um recurso básico em 2015, mas na época tornou a nomeação de documentos muito mais fácil.

Outro grande recurso foi a introdução do Plug and Play, para detectar e instalar hardware automaticamente. Embora o processo de Plug and Play tenha sido bastante aprimorado em versões mais recentes, a implementação do Windows 95 era frequentemente referida como Plug and Pray (“conectar e rezar”), graças ao processo de instalação de dispositivo muitas vezes não confiável, que resultava em conflitos de drivers.

Teve a chance de usar o Windows 95?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here