YouTube passará a notificar os criadores de conteúdo quando seus vídeos forem roubados

2025

Parece que o YouTube decidiu combater os conteúdos inadequados na sua plataforma, visto que recentemente eliminou cerca de 8 milhões de vídeos em três meses. Mas parece que agora a plataforma decidiu dar mais um basta nos roubos de vídeos na plataforma.

O YouTube está prestes a lançar uma ferramenta para criadores de conteúdo que verifica se o vídeo foi roubado. Doravante, toda vez que um vídeo for carregado no YouTube, o serviço verificará se o conteúdo já existe ou é muito semelhante a outros vídeos no site. Ele só identificará vídeos completos.

Nem todos criadores de conteúdos terão acesso a ferramenta?

A ferramenta, que a rede social denomina de “Ferramenta de correspondência de direitos do autor“, será lançada para os criadores de conteúdo com mais de 100.000 inscritos a partir da próxima semana. Ele será lançado para mais usuários nos próximos meses. Os criadores de conteúdo que usam a ferramenta serão notificados se as cópias de seus vídeos aparecerem no YouTube. Se a ferramenta encontrar correspondências, os criadores podem decidir qual acção tomar dentre as quais: Não podem fazer nada, entrar em contacto com a pessoa que fez a cópia ou pedir ao YouTube para remover a cópia.

É importante saber-se que, os usuários tem que ser a primeira pessoa a enviar o vídeo para ser considerado o criador original pela ferramenta. Portanto, existe a possibilidade de outra pessoa copiar seu vídeo que já está em outra rede social e enviá-lo para o YouTube antes de você.