Que tratamento deve ser dado ao lixo electrónico?

0
1740

TVs-danificada

Telemóveis, computadores, tablets, pen-drives, câmeras , consolas. O quê que estes e outros electrónicos têm todos em comum? Afirmativo; depois de determinado tempo deixam de funcionar e estragam. Inúmeros são os motivos que podem estar na base da avaria dos mesmos, dentre eles: o uso incorrecto ou indevido, exposição aos raios solares, contacto com água ou outros líquidos, o desuso e mesmo até quando consumidos por formigas e outros insectos.

Com sorte estes durarão mais de dois anos, contudo, o constante advento de novos, maiores e melhores electrónicos faz com que as pessoas invistam o dinheiro de uma possível reparação, num novo item.

A primeira coisa que nos passa pela cabeça é comprar outro aparelho para repor o danificado, e assim seguirmos com a vida sem mais interrupções.
Em Angola, infelizmente, ainda não temos pontos específicos para o depósitos dos electrónicos estragados ou, como também são chamados, resíduos electrónicos e eles são misturados ao lixo normal, o que é um grande risco ao meio ambiente.
Quanto a isso, ainda há muito o que se fazer. Entretanto, podemos começar por diminuir no consumismo; comprar o necessário e quando necessário.
Numa vertente mais artística, há diferentes e funcionais maneiras de torná-los úteis e reaproveitá-los como elementos decorativos para o lar ou escritório.

Portanto, algumas medidas podem ser tomadas de modo a ajudar no eficiente funcionamento e na longa duração do seu electrónico, como por exemplo, evitar que entre em contacto com líquidos (quanto mais escuro for o líquido, mais difícil será a recuperação do aparelho), mantê-lo longe de lugares sujos ou empoeirados, desligá-lo quando não estiver a ser usado (a quentura do equipamento atrai insectos), não deixá-lo em locais nem muito quentes nem muito frios.

Conhecem alguma empresa em Angola que faça o descarte correcto do lixo electrónico?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here