Acesso à internet pode acelerar empregabilidade no país

0
557

Uma taxa de acesso aos serviços de Internet de até 75 por cento da população activa pode significar ao nosso país a geração de 44 mil postos de trabalho, segundo afirmou, ontem, em Luanda, o gestor do programa Acelera Net da Angola Cables, Eng. Crisóstomo Mbundu.

O gestor falava durante a mesa-redonda, com o tema “Os desafios da aceleração digital do país”, em que também foi orador o Eng Matias Borges(Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias), Dr. José Silva(CEO da IpWorld) e o Dr. Antonio Pinto(Director de Marketing da NCR), bordaram a necessidade da criação de uma estratégia de desenvolvimento das infra-estruturas tecnológicas no nosso país, bem como a criação de uma indústria de software local, visto que Angola ainda gasta somas avultadas em serviços tecnológicos importados.

MAIS: Desafios da aceleração digital é tema da IV Conferência sobre Transformação Digital

No mesmo paínel, Matias Borges indicou que Angola está em décimo quarto (14º) lugar como utilizador de 1GB (um gigabyte) e os actuais preços de consumo são baixos, mas, reconhece, a utilização ainda não é satisfatória para os utilizadores e para o Executivo nacional.

Tendo como base esse problema, o Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias informou que vários projectos estão a ser desenvolvidos a nível do sector das tecnologias, como é o caso do satélite “Angosat-2” e a entrada de mais um operador telefónico, visando diversificar o mercado, sem esquecer é do concurso internacional para a gestão da Angola Telecom.

Várias iniciativas estão em curso para melhorar a Internet, visto que o que temos ainda não é satisfatório. O Executivo quer ver maior satisfação a nível das comunas onde há dificuldade em termos de acesso à rede telefónica ou de Internet. O Governo está a trabalhar para que o acesso e a qualidade seja um facto com estratégias devidamente definidas para a entrada da nova operadora que vai contribuir para a melhoria a nível da rede nacional”, disse.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here