Angosat-2 poderá ser lançado no segundo trimestre de 2022

2996

O satélite angolano de telecomunicações geoestacionário (Angosat-2), que está a ser construído pela empresa AirBus Defence and Space, poderá estar em órbita no segundo trimestre de 2022, informação dada hoje(24) pelo o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

Manuel Homem falava em entrevista à agência Russa “RIA Novosti”, onde ainda afirmou ser importante para Angola que o satélite Angosat-2 seja lançado em 2022, desde que não haja qualquer impedimento.

O primeiro semestre de 2022 deve ser decisivo para a implantação do projecto. Muito será demonstrado pelo trabalho em curso neste momento, pois espera-se que nenhuma outra circunstância impeça o cumprimento dos prazos” reforçou o Ministro.

MAIS: Técnicos do GGPEN certificados para controlar o Voo do AngoSat-2

Sobre a construção do Angosat-2, Manuel Homem disse que encontrou-se alguns desafios e problemas, visto que alguns componentes são produzidos na Rússia e outros adquiridos fora da Federação Russa.

Ao avaliar-se um projecto temporariamente, é necessário antecipar certas circunstâncias que fogem do nosso controle, tal como a pandemia da Covid-19, que fez com que os especialistas angolanos não pudessem se deslocar livremente à Rússia e vice-versa, além de haver países terceiros envolvidos na criação do satélite”, concluiu.

Na mesma entrevista,  Manuel Homem salientou que o governo angolano acredita no sucesso do projecto, consciente da possibilidade de alguns problemas na parte de engenharia, por nunca poderem ser descartados, entre outros imprevisíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui