Saiba como a Adobe oferece dinheiro aos funcionários só por terem boas ideias

1173

De certeza que muitas empresas de grande dimensão no ramo das tecnologias primam pela inovação, e a Adobe de certeza não fugiu a regra, visto quem em 2013 a empresa começou com o seu programa que ajuda a elevar à criatividade dos funcionários de uma forma simples e sem burocracias. Tendo assim lançado um plano para quem achasse que tinha uma ideia inovadora, ganhava uma caixinha vermelha, a que a Adobe chamou de Kickbox, e que é uma espécie de kit para a inovação.

Mas afinal de contas, o que é a Kickbox?

O Kickbox, é pequena caixa vermelha (como ilustra a imagem acima). que contém tudo aquilo que um inovador precisa para avançar com as suas ideias. O que os funcionários encontram nessa caixa:

  • Instruções: Cada Kickbox contém alguns cartões com instruções e checklists, sobre as várias fases porque deve ir passando o processo de maturação da ideia, para ajudar a guiar os inovadores.
  • Ferramentas de trabalho: Nesta caixa estão incluídas 2 blocos de notas, um caderno pequeno (para anotar as más ideias…), um caderno maior de argolas para as boas ideias, uma caneta BIC e um cronometro.
  • Cafeína e açúcar! Cada caixinha inclui um um cartão de presente da Starbucks e um chocolate, porque, como todos sabemos, café e açúcar são os dois principais motores de qualquer boa ideia.
  • Dinheiro! Um cartão de crédito com um plafond de 1000 dólares que os inovadores podem gastar como acharem apropriado para financiar a sua ideia, sem terem de prestar contas a ninguém além de si próprios.

O que a empresa ganha com isso?

A filosofia por trás da Kickbox é simples: apostar em funcionários criativos e testar ideias potencialmente milionárias. De acordo com a Adobe, mais de 1000 funcionários abriram já as mágicas caixinhas vermelhas e várias ideias já receberam nova ronda de financiamento por parte da empresa.

Resultados já obtidos:

Os resultados surgiram logo em Dezembro de 2016, quando um Engenheiro na Roménia usou a caixinha vermelha para explorar uma ideia que acabou por levar à aquisição da Fotolia por 800 milhões de dólares. De certeza que essa é uma boa maneira de incentivar a criatividade dos funcionários.

Foi tanta a curiosidade gerada em torno da Kickbox por outras empresas, que a Adobe decidiu disponibilizar gratuitamente online o download dos materiais incluídos na caixinha, a todos os interessados caso queiram o material basta clicar aqui.