AfriLabs abre academia para apoiar o ecossistema de inovação de África

589

A AfriLabs lançou recentemente a Academy AfriLabs em uma cerimónia virtual no último mês, onde reuniu os principais stakeholders e principais protagonistas do ecossistema africano de inovação.

A academia vem para se tornar uma estrutura-chave no continente e fortalecer a tecnologia e o empreendedorismo, bem como fornecer soluções escaláveis para os principais problemas económicos e sociais de África, e onde esse projecto vem no âmbito do Programa de Capacitação da AfriLabs, que em 2020 realizou uma Avaliação das Necessidades para identificar as necessidades das Organizações de Apoio às Empresas (ESOs) e dos hubs.

O relatório de avaliação das necessidades estabeleceu a necessidade de um quadro curricular abrangente e harmonizado dos OE que aborde as competências e as lacunas de desenvolvimento das empresas, bem como a sua sustentabilidade financeira.A Academia AfriLabs aborda as competências e lacunas de conhecimento“, disse Nanko Madu, Diretor de Programas da AfriLabs,  durante o lançamento da plataforma na quarta-feira, 18 de Maio de 2022.

A AfriLabs Academy é uma iniciativa do AfriLabs e parte do Programa de Capacitação do AfriLabs (realizado graças ao apoio da AFD através do fundo de sementes de África Digital).

MAIS: MasterCard e OPay assinam acordo para alavancar o comércio digital em África

O projecto foi concebido para equipar gestores e pessoal africanos do Hub, ESOs e outras estruturas de apoio à startup com as competências de formação e gestão necessárias para melhorar a sua capacidade e capacidade de apoio ao número crescente de startups e MSMEs nas suas comunidades. O conteúdo da plataforma foi cocriado e certificado pela Universidade de Strathmore.

A Academy AfriLabs é um repositório de conhecimentos para centros de inovação e outras partes interessadas em toda a África, projetado para dotar os facilitadores de ecossistemas de startups com as competências e formação necessárias para apoiar startups africanas. Estou orgulhoso da equipa, dos parceiros e da comunidade por fazer isto acontecer“, indicou Anna Ekeledo, Diretora Executiva da AfriLabs, durante o lançamento.

A plataforma vai ainda dar respostas às exigências do ecossistema de inovação para um maior apoio na construção de startups tecnológicas de sucesso em África, e a necessidade crítica de construir quadros de líderes qualificados e eficazes, adaptando as melhores competências, práticas e estratégias únicas ao contexto africano.

Segundo o que foi revelado, os cursos da Academy AfriLabs estão divididos em estágios de CRESCIMENTO e SCALE-UP projetados para melhorar continuamente, com avaliação de qualidade e certificação da Universidade de Strathmore.

Para que possas iniciar a sua jornada de aprendizagem na plataforma click aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui