MasterCard e OPay assinam acordo para alavancar o comércio digital em África

833

A Mastercard e a gigante fintech OPay anunciaram recentemente uma parceria estratégica, que marca assim um impulso significativo para uma maior inclusão financeira e prosperidade económica, bem como abrir o comércio digital a milhões de pessoas em todo o continente africano.

A parceria entre as duas instituições vai permitir que um grande número de consumidores e comerciantes da OPay, em países como Argélia, Marrocos, Egito, Nigéria, Etiópia, Quénia, Paquistão, África do Sul,  – estejam envolvidos com marcas e empresas em todo o mundo, graças a uma solução de pagamento virtual Mastercard ligada ao OPay eWallet.

Esse acordo é o mais recente no programa estrategico dos mercados emergentes da Mastercard, onde a gigante tecnológica vai colaborar com a Fintech africana, e que tem dados grandes passos nos últimos, de modo a expandir o acesso a pagamentos digitais, permitir múltiplos serviços de estilo de vida, criar novos caminhos para a inclusão financeira e apoiar a próxima geração de super-apps.

O OPay eWallet tem sido uma carteira que tem atraído muitos consumidores, que procuram cada vez mais experiências de utilizador perfeitas em uma numa única plataforma, onde  oferece interações mais fáceis para completar várias necessidades do dia-a-dia, incluindo o envio e receção de dinheiro, encomendas de comida e mantimentos, bem como transportes, empréstimos, investindo e listando itens que desejam vender.

Segundo o que foi revelado, na fase inicial desta parceria, os clientes da OPay beneficiarão da solução de pagamento virtual Mastercard ligada às suas carteiras OPay, para que possam fazer compras em marcas globais de lazer, viagens, alojamento, entretenimento, serviços de streaming e muito mais.

MAIS: Fórum Económico Mundial escolhe seis startups africanas para os Pioneiros da Tecnologia

Uma outra funcionalidade revelada nessa parecria é que o serviço estará disponível independentemente de o cliente ter ou não uma conta bancária, além de permitir que os pequenos empresários comprem a fornecedores no estrangeiro e paguem com a solução de pagamento virtual segura.

Na Mastercard, a nossa estratégia de inovação está enraizada em parcerias para apoiar a inclusão em escala. A nossa parceria com a OPay demonstra o nosso compromisso em apoiar os prestadores de pagamentos em todo o mundo para criar um ecossistema de pagamentos global interligado que beneficie um conjunto de consumidores com necessidades únicas.”“, disse Amnah Ajmal, Vice-Presidente Executiva para o Desenvolvimento do Mercado, Mastercard EEMEA.

Por outro lado, Yahui Zhou, CEO da OPay, frisou que “como as principais fintechs do Médio Oriente e de África, estamos encantados por sermos parceiros com a Mastercard enquanto continuamos a nossa jornada para promover a inclusão financeira, ajudando a abrir a economia global a mais consumidores e empresas em todo o Médio Oriente e em África.

Desde o início das suas operações em 2018, os utilizadores ativos da OPay cresceram para 15 milhões em mais de dez mercados em que opera, e onde os últimos relatórios divulgados mostram que a plataforma empresa processa milhões de transações por dia, em média.

Só na Nigéria, onde a OPay tem uma quota de mercado significativa, os utilizadores pouparam milhares de milhões de dólares nos últimos quatro anos através de contas de poupança ligadas ao crédito das suas carteiras móveis e pequenos empréstimos de credores que utilizam a sua plataforma.

De informar que estão em curso planos para lançar serviços OPay noutros mercados nos próximos três a cinco anos, com Angola a ser um dos alvos de mercado, impulsionando significativamente o crescimento da inclusão digital e do comércio digital em África, ao mesmo tempo que alarga a inclusão dos clientes OPay na economia global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui