Android N foi oficialmente apresentado

1598

Screen-Shot-2016-05-18-at-1.57.25-PM-800x425

Uma das grandes expectativas da Google foi apresentada oficialmente no evento I/O 2016. Trata-se do Android N que ainda não têm uma denominação exacta da letra “N” visto que as versões anteriores foram o Lollipop e a posterior Marsmallow ambos nomes de doces (como tem sido padrão nos sistemas operativos da Google).

Novas Funções

As funções que estão actualmente disponíveis na versão teste do Android N passarão por mudanças constantes até chegar a fase final. Algumas funções foram confirmadas pela Google, enquanto outras permanecem no sistema sem confirmação.

  • Encriptação nativa

Quanto a segurança da próxima versão do SO da Google, a mesma contará com o recurso de encriptação nativa, que acrescentará uma camada extra de segurança para os usuários que utilizam o sistema.

  • Novos emojis

A nova versão irá contar com 72 novos emojis, que variam entre alimentos e outros sobre a representatividade feminina. Esses emojis de representatividade vão incorporar versões femininas de profissões. Os alimentos variam bastante, passando por frutas, como abacates, até utilitários domésticos.

  • Controle das notificações manualmente

Com esta nova versão será possível o usuário organizar as notificações em 6 níveis diferentes:

  1. Bloqueado – Nunca mostrar notificações;
  2. Mínima – Mostra a notificação de forma silenciosa na parte inferior da lista de notificações;
  3. Baixa – Mostra as notificações de forma silenciosa;
  4. Normal – Permite que as notificações emitam sons
  5. Alta – Mostra as notificações parcialmente na tela e emitindo sons;
  6. Urgente – Mostra a notificação no topo da lista de notificações, mostra parcialmente na tela e permite sons.

Recentemente circularam alguns rumores de que a Google está a colocar suporte de realidade virtual no Android N. Mas pelo que tudo indica é verdade, para constatar basta ir em: Configurações > Apps> configurar apps > Acesso especial > Serviços de ajuda para RV, o usuário encontrará uma tela esperando para ser preenchida com uma lista de aplicativos usando um API compatível com aplicativos de realidade virtual.

  • Resposta de mensagens pela barra de notificações

Doravante as mensagens poderão ser respondidas a partir da tela de bloqueio para os usuários que usarem esta nova versão, basta chegar a mensagem (Email ou SMS) o usuário não precisará mais sair do aplicativo para responder alguma mensagem.

  • Multi-tarefa

A Google têm trabalhado arduamente para trazer um sistema multi-tarefa nativo e eficiente para o Android. No Android N o recurso está aparentemente pronto para chegar à versão final.

Como a maioria das grandes mudanças de plataforma, os desenvolvedores terão de optar pelo modo de divisão da tela para que seus aplicativos possam rodar perfeitamente, adicionando um novo atributo chamado: resizable Activity para que seus aplicativos funcionem perfeitamente.

Obs: A empresa garantiu ainda que não tem nome para versão e pediu ajuda aos usuários para uma sugestão de doces ou sobremesa que começa com a letra “N” em inglês, caso tenha alguma pode sugerir clicando aqui.

Veja a funcionalidades que estarão no Android N:

Para testar o Android N, pode inscrever-se no site de testes: https://www.google.com/android/beta .

Dispositivos compatíveis:

  • Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player
  • Pixel C
  • General Mobile 4G (Android One)