Apple: O que é o Face ID? Como funciona?

558

Ontem a Apple apresentou oficialmente o iPhone 8, 8 Plus e a grande novidade que foi o iPhone X. Os novos modelos de smartphones trazem várias melhorias comparativamente aos modelos anteriores. Uma das grandes mudanças apresentadas foi a tecnologia de reconhecimento facial (Face ID).

O que é o Face ID?

Com o iPhone X, os usuários conseguirão desbloquear o smartphone apenas ao olhar para ele, até parece magia, mas ele irá reconhecê-lo. A Apple descreveu isso como o “futuro de como desbloquearemos nossos smartphones e protegeremos nossas informações confidenciais“. Para tornar a Face ID possível, a Apple teve que colocar um monte de hardware novo em uma pequena área no topo da tela.

Como funciona?

A nova tecnologia inserida pela Apple funciona a base de três recursos que são:

  • Sistema de câmera TrueDepth

Toda vez que o usuário olha para o seu iPhone X, o sistema de câmara TrueDepth detectará o seu rosto com o iluminador de inundação, mesmo no escuro. A câmara infravermelha tirará uma imagem e o projector de pontos projectará mais de 30.000 pontos infravermelhos invisíveis. O sistema usa a imagem infravermelha e os pontos infravermelhos, e depois os empurra através de redes neurais para criar um modelo matemático do seu rosto.

  • Redes neurais

O iPhone X verifica esse modelo matemático contra o que o usuário configurou e armazenou no seu dispositivo para ver se é uma partida, e, se for, desbloqueará seu telefone. Tudo isso acontece em tempo real e de forma invisível. A Apple garantiu que, trabalhou com milhares de pessoas em todo o mundo e assumiu mais de um bilhão de imagens e, com isso, desenvolveu várias redes neurais para criar essa tecnologia Face ID.

  • A11 motor neuronal biónico

Para processar todos os dados necessários para o Face ID, através da aprendizagem por máquina, a Apple teve que desenvolver o novo mecanismo neural A11 Bionic. É essencialmente o chip A11 Bionic da empresa com um mecanismo neural incorporado. Em outras palavras, é um hardware especializado construído para um conjunto de algoritmos de aprendizagem de máquinas.

Como activar o Face ID?

  1. Toque Configurações;
  2. Toque Face ID & Passcode e insira sua senha;
  3. Toque Enroll Face (sob Face ID);
  4. Toque em Iniciar e siga as instruções na tela;
  5. Você será solicitado a posicionar seu rosto dentro de um quadro;
  6. Mova sua cabeça para que possa ser correctamente digitalizada;

Ao configurar o desbloqueio facial, a Apple garante que o usuário só precisa mover o seu ouvido lentamente para que Face ID possa reconhecer completamente o seu rosto.

  • Rogério Dee

    Great.