Centro de controlo do Angosat1 já está pronto para operar

1104

Os serviços do primeiro satélite angolano já começaram a ser comercializados no dia 10 de Julho de 2017. Agora surge a informação de que o centro de controlo e missão de satélites do Angosat1, está equipado com a tecnologia mais avançada e já está pronto para operar.

Segundo Zolana Rui João (Director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional), no centro de controle do Angosat1 trabalham 47 jovens angolanos que vão garantir o funcionamento, operações e a manutenção do satélite durante os 15 anos em órbita.

O centro foi erguido numa área de seis mil e 617 metros quadrados, o edifício possuí três pisos, um teleporto, sala de segurança que vai garantir a segurança do edifício, sala de balística que serve para ver a localização do satélite e um parque de estacionamento.

O satélite angolano vai possuir um centro primário de controlo e missão em Angola e outro secundário na Rússia.

O centro de controlo e missão de satélites do Angosat1, está localizado na comuna da Funda, município de Cacuaco, norte da província de Luanda, o tipo do Angosat1, como um satélite geoestacionário artificial, está localizado a 36 mil quilómetros a nível do mar, tem a mesma velocidade da rotação da terra que e consegue cobrir um terço do globo terrestre.