Centro de Gestão do Espectro Radioeléctrico é inaugurado em Cabinda

0
762

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem, inaugurou na última semana, na província de Cabinda, o Centro de Monitorização de Gestão do Espectro Radioeléctrico do Instituto Angolano de Comunicações (INACOM).

A infra-estrutura de raiz está localizada no bairro Tchizo, arredores da cidade de Cabinda, e tem como objectivo assegurar a monitorização do espectro e as interferências que possam surgir na aviação civil, no serviço marítimo, na utilização de frequências de radiodifusão, algo que a província carecia.

Essa inauguração do Centro de Monitorização de Gestão do Espectro Radioeléctrico, na província, faz com que Cabinda deixa de ter interferências de frequências de rádio e do sinal das telecomunicações (telefonia móvel) das Repúblicas Democrática do Congo e do Congo, nas redes de telecomunicações nacionais.

o INACOM tem vindo a trabalhar para normalizar o funcionamento dos operadores vizinhos que, no âmbito das operações, têm um transbordo do serviço e conflituam com as redes nacionais”, disse Manuel Homem.

MAIS: Inaugurado Centro de Inovação e Tecnologia dos Transportes da Província do Huambo

Segundo ainda o Ministro, ficam assim ultrapassados todos os constrangimentos que impediam a instituição de controlar, quer as interferências de frequências de rádios, quer das telecomunicações dos operadores dos dois países limítrofes, que se registavam na província mais ao norte do país.

Quanto ao seu capital humano, que vai assegurar o funcionamento do centro, Manuel Homem afirmou que, embora o empreendimento tenha sido já inaugurado, não se descura a hipótese da formação de quadros locais para o exercício da mesma actividade.

Queremos assegurar ao governo da província que a formação de quadros para o centro está acautelada, por ser também uma prioridade do Ministério que dirigimos”, finalizou o ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here