Certificação dos dispositivos para o protocolo WPA3 começa hoje

1588

Recentemente surgiu a informação de que, novo protocolo WPA3 para segurança de redes sem fio será lançado este ano, isso depois de ter sido quebrado o protocolo de segurança de Redes WPA2.

Pois é, finalmente a mudança chegou.  a Wi-Fi Alliance, que supervisiona a adopção do padrão WiFi, deu inicio a certificação de produtos que suportam o WPA3, o sucessor do protocolo de segurança WPA2 que está em uso desde 2004.

O que traz este novo protocolo?

O novo protocolo fornece várias protecções adicionais para dispositivos conectados via Wi-Fi. Uma grande melhoria torna mais difícil para os hackers decifrar a senha da rede, adivinhando uma e outra vez, e outra limita os dados que os hackers podem ver mesmo depois de descobrirem a senha.

Há realmente grandes novidades?

A primeira grande novidade do WPA3 é a protecção contra ataques offline e adivinhação de senhas. É nesse ponto que um invasor captura dados do fluxo de Wi-Fi, o traz de volta a um computador particular e adivinha senhas repetidas vezes até encontrar uma correspondência. Com este novo protocolo, os invasores devem efectuar apenas um palpite contra esses dados offline antes que eles se tornem inúteis; eles terão que interagir com o dispositivo WiFi directamente toda vez que quiserem adivinhar (isso torna as coisas mais difíceis, uma vez que eles precisam estar fisicamente presentes, e dispositivos podem ser configurados para proteger contra novas tentativas.)

A outra grande novidade do WPA3, conforme destacado pela Wi-Fi Alliance, é o sigilo antecipado. Esse é um recurso de privacidade que impede que dados mais antigos sejam comprometidos por um ataque posterior. Portanto, se um invasor capturar uma transmissão Wi-Fi criptografada e, em seguida, violar a senha, ela ainda não conseguirá ler os dados mais antigos. Eles só poderão ver novas informações fluindo na rede.

Ansioso para ter já um produto certificado com este novo protocolo?