Consultório MenosFios: 5 Ferramentas gratuitas para criar apresentações

0
346

O PowerPoint, que faz parte do pacote Office da Microsoft Corporation, é definitivamente um dos aplicativos mais utilizados para a criação de apresentações, desde estudantis até profissional. Dando uma “surfada” na internet, a redacção da MenosFios encontrou outras boas ferramentas que têm esse mesmo objectivo, e com uma gama de layouts para variados tipos de apresentação.

Confira abaixo as 5 opções, que podem ser realmente boas alternativas ao tradicional PowerPoint e surpreenda-se.

 

GOOGLE SLIDES

O Google Slides está actualmente disponível gratuitamente para smartphones com o sistema operativo iOS  ou Android, onde é uma ferramenta de apresentação muito fácil de usar. Uma das especificidades do Google Slides é ter uma sincronização completa na nuvem, permitindo que possas acessar e editar o documento em qualquer computador, smartphone ou tablet, desde que tenha uma conta do Google.

Para os usuários que não depender totalmente de uma conexão com a internet, o Google Slides permite a sincronização offline para acessar as suas apresentações, onde quer dizer que, caso o sinal cair, terás sempre acesso aos seus trabalhos.

 

PREZI

O Prezi é um aplicativo on-line que permite fazer apresentações de slides de uma forma dinâmica e moderna, com muitos movimentos. Ele tem layout bastante intuitivo e é fácil de utilizar, e onde é perfeito para alunos e professores, bem como tem sido o escolhido para mais palestrantes por criar apresentações originais.

 

IMPRESS

O Impress é um aplicativo totalmente convencional, embora que para muitos é bem parecido com o Microsoft PowerPoint. O aplicativo faz parte do programa de apresentação do LibreOffice, que é um pacote de ferramentas para escritório gratuito e que já está instalado, de forma padrão, na maioria das distribuições Linux.

Uma particularidade do Impress é que é uma boa opção para os utilizadores que não gostam de ter arquivos na nuvem, visto que não tem essa função. Embora que possa ter uma interface desatualizada, o mesmo pode satisfazer aqueles usuários que preferem ver as ferramentas ordenadas nas listas de menus.

 

CANVA

O Canva é daqueles aplicativos fáceis de utilizar e tem uma ótima qualidade para impressão, sem esquecer que possui muitos designs pré-determinados e personalizáveis, fazendo com que o utlizador possa criar apresentações atraentes, mesmo sem saber muito sobre design.

Não podemos esquecer também que o Canva permite a criação de capas de livros electrônicos, infográficos, cartões de visita, banners de redes sociais e convites personalizados, o que o diferencia da concorrência. A versão gratuita está disponível na versão web e para smartphones com sistema iOS e Android, embora que a mesma tem alguns recursos limitados.

 

POWTOON

O Powtoon é uma plataforma que permite que os usuários possam criar slides com diversos recursos e apresentações de vídeo, bem como as fotos podem “pular” na tela através de um efeito de transição. O aplicativo ainda permite adicionar caracteres ou objectos de bate-papo, para que possa ajudar-te nos seus pensamentos.

De informar ainda que o Powtoon pode ser uma boa opção para que possas criar vídeos ilustrativos, onde a versão paga dá acesso a um grande número de arquivos de modelo, onde podes criar apresentações em até 20 minutos.

________________________________________________________

Esse foi o episódio Consultório MenosFios dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira criar apresentações com bons conteúdos. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Consultório Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui