Consultório MenosFios: 6 dicas para aumentar a velocidade da internet do seu router

2248

Para ter uma internet mais rápida não é preciso ser um génio da informática. Também não é preciso um investimento avultado. Pelo menos é isso que a Selectra, especializada na comparação de tarifas de energia e telecomunicações, garante ao elaborar um guia com seis dicas para melhorar a velocidade da internet em casa.

Quem utiliza a internet diariamente entende o quão frustrante pode ser ter problemas com a navegação e, inclusive, as consequências que podem daí advir num contexto profissional”, indica a Selectra. É que, apesar de ser natural que a velocidade da internet não seja sempre a mesma, é importante estar atento a eventuais problemas que podem estar relacionados com equipamentos ou com os pacotes de telecomunicações.

Porém, antes de seguir para uma mudança de operador, vale a pena olhar para estas quatro dicas e descartar, primeiro, questões que podem ser resolvidas em casa.

1 – Faça uma gestão controlado do seu consumo de internet

É daquelas pessoas que tem sempre dezenas de páginas web abertas em simultâneo? Então é hora de começar a pesquisar por ordem de necessidade. Isto é, para evitar uma sobrecarga de consumo, é preferível realizar uma tarefa de cada vez invés de acumular dezenas de sites de pesquisa por ler.

E o mesmo serve para downloads, visto que é preferível deixá-los para outra altura que não o momento em que precisa do seu computador para fins laborais.

2 – Certifique-se que o seu router é um dos mais recentes

Se o router que tiver na sua casa for o mesmo há vários anos ou tiver recentemente alterado a velocidade da sua internet, é importante que se certifique se o router não terá de ser trocado também. Para isso, deverá entrar em contacto com a sua operadora para que ela o ponha ocorrente da situação.

3 – Tenha atenção ao local onde coloca o router

Num local alto, central e sem obstáculos. É assim que deve estar posicionado o aparelho para que nada interfira com a sua ligação e possa desempenhar a sua função a 100%. Caso tenha também alguma antena, certifique-se de que esta se encontra em posição vertical.

4 – Pondere a necessidade de arranjar um amplificador

Tem uma casa grande? Confirme então se o router tem potência suficiente para cobrir toda a área. Se der conta que alguns locais não têm acesso a um bom sinal, o melhor será recorrer a um amplificador de modo a alargar a área de cobertura e melhorar assim a sua experiência de navegação.

5 – Mude para o 5GHz

Primeiro que tudo, perceba se o seu router tem as opções 2,4GHz e 5GHz para se ligar à rede Wi-Fi. Se de facto tiver acesso a essas duas, opte pelo 5GHZ já que este consegue atingir até 287 Mbps, ao contrário da primeira opção que anda entre os 50-60 Mbps.

6 – Opte por um dos canais menos saturados

Os routers europeus utilizam 13 canais que operam entre 2401 e 2483 MHz. No entanto, a probabilidade de estar a utilizar o mesmo que o do seu vizinho é muito elevada. Assim, se quiser aumentar a velocidade de internet da sua casa, um dos truques a que pode recorrer é analisar o estado dos canais à sua volta, através de aplicações como o Wifi Analyzer, e mudar para aquele sendo mais recomendado para si.

______________________________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui