Cuanza Norte. Ndalatando ganha nova estação meteorológica

876

O município de Ndalatando, na província do Cuanza Norte, conta agora com uma nova estação meteorológica, no âmbito do projecto dos Serviços Nacional de Meteorologia, virado à melhoria da informação do tempo e prevenção de fenómenos naturais no país.

Segundo Maria Manuela Tavares, responsável dos serviços meteorológicos na província, a obra concluída em Maio último abarcou a vedação do espaço e implantação de uma estação cinótica, que compreende um pluviómetro, equipamento de aquisição de dados do ar e do vento, ultrasonik e painel solar.

A estação meteorológica, que já tem conexão com os equipamentos informáticos, vai servir para observância de fenómenos, prevenção de catástrofes naturais, controlo do volume das quedas pluviométricas, apoio à agricultura e à construção civil, bem como dar informações sobre o tempo.

Maria Manuela Tavares revelou ainda que nos próximos tempos iniciam as obras de construção de outra estação agro-meteorológica, no município de Samba Cajú, com a finalidade de controlar as precipitações atmosféricas e apoiar a actividade agrícola.

MAIS: Angola vai contar com mais de 65 estações meteorológicas

A responsável sublinhou também que essa estação de Ndalatando será controlada a nível local, enquanto a de Samba-Cajú, depois de concluída, será monitorada a partir de Luanda, capital do país.

Por fim, Maria Manuela acrescentou que a implantação destas centrais, que compreendem equipamentos de origem francesa, decorre do facto da província do Cuanza Norte debater-se com dificuldades de controlo meteorológico, em virtude da anterior estação, localizada em Ndalatando, ser bastante antiquada  e estar absoleta. Actuamente, garante apenas informações  sobre a temperatura e humidade relativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui