Engenheiro chinês acusado de roubar material secreto da Apple

919

O FBI está a acusar um cidadão chinês de roubar segredos comerciais enquanto trabalhava para a Apple, a empresa alega que o engenheiro Jizhong Chen tentou obter detalhes importantes do projeto de carros autônomos da Apple.

O engenheiro foi preso e acusado na semana passada, pouco antes da data marcada para voar para a China, de acordo com uma queixa criminal apresentada na corte distrital dos EUA na Califórnia. A Apple disse que se o material confidencial saísse, seria “extremamente prejudicial” para a empresa.

A Apple iniciou uma investigação, descobrindo mais de 2.000 arquivos no computador pessoal de Chen contendo informações confidenciais, disseram os documentos do tribunal. Investigadores disseram que também descobriram que Chen havia tirado fotos de informações confidenciais de informações do seu computador de trabalho, contornando o sistema de segurança de redes da Apple.

De acordo com a queixa, o engenheiro disse à Apple que havia baixado informações sobre o projeto em seu disco rígido pessoal como uma “apólice de seguro” se ele perdesse o emprego na empresa. A Apple descobriu mais tarde que ele havia se candidatado para dois empregos em outras empresas, inclusive em uma empresa chinesa de veículos autônomos que concorre directamente com o projeto da Apple.