Estudo mostra que estamos a gastar muito tempo online

1256

Somos todos viciados na Internet? Talvez. Hoje em dia em Angola e não só, muitas pessoas praticamente não vivem sem a Internet. A prova disso surge agora no relatório mais recente da Digital 2019, da Hootsuite e We Are Social, onde mostra que estamos a gastar em média 6 horas e 42 minutos online por dia. Metade disso é gasto em dispositivos móveis. Isso equivale a mais de 100 dias de tempo online todos os anos para cada usuário da Internet.

Os dados do primeiro mês de 2019 mostram uma redução modesta em relação ao ano anterior, que mostrou 6 horas e 49 minutos de uso. Dito isso, o relatório diz que não devemos olhar muito para isso. De acordo com o documento “Digital 2019”, a queda no tempo gasto online não é porque as pessoas estão estabelecer novos limites online, mas porque há uma nova geração de usuários na Internet que ainda estão a descobrir as coisas.

Curiosamente, quando os números são divididos por país, há uma tendência interessante que mostra os usuários de Internet mais entusiasmados localizados principalmente em países em desenvolvimento e de renda média. Os usuários da Internet nas Filipinas, por exemplo, gastam 10 horas online todos os dias, com o Brasil em segundo com às 9:20 horas. Em comparação, os usuários japoneses estão conectados por apenas 03:45 horas, enquanto os franceses gastam apenas 04:38 horas on-line.

Embora essas descobertas possam ser interpretadas para mostrar um aumento bem-vindo na conectividade com a Internet, elas também servem para destacar a natureza fundamentalmente viciante da Internet.