GGPEN lança inovação tecnológica para ajudar empresas mineiras

1130

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) lançou na última sexta-feira(29) uma plataforma de dados geoespaciais para ajudar as empresas com operações mineiras do subsetor diamantífero no país, denominado “TECH-MINAS”.

Em parceria com Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), a inovação tecnológica vem para ser uma solução angolana internacionalmente reconhecida, que visa fornecer produtos e serviços de observação da terra para o sector mineiro.

O TECH-MINAS é um serviço que disponibiliza o estado de ativos mineiros, monitoramento e mapeamento da atividade mineira, bem como sobre o impacto ambiental, através do satélite angolano (ANGOSAT-2).

Por exemplo, a plataforma vai incidir também sobre a localização da atividade mineira clandestina, exercida por garimpeiros, de rios, vias rodoviárias e outras soluções.

Segundo o GGPEN, o TECH-MINAS apresenta inovação ao integrar as mais modernas técnicas e ferramentas de inteligência artificial para permitir melhorar a experiência dos utilizadores no uso de ferramentas web de Sistema de Informação Geográfico (WebGIS).

MAIS: GGPEN realiza atividades para despertar o interesse sobre a tecnologia espacial

O TECH-MINAS, de acordo ainda com o Gabinete, oferece vantagens como “otimização de recursos “, redução dos custos operacionais”, “valor agregado na gestão de serviços” e “pagamento em moeda nacional”, ao contrário de serviços adquiridos pelas empresas no estrangeiro e pagos com divisas.

Além daquela tecnologia, o GGPEN apresentou também a TECH-AGRO e a TECH- ECOLOGIA, duas ferramentas tecnológicas destinadas ao domínio agropecuário e ecológico, respetivamente.

Atualmente, segundo o Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA – Empresa Pública, José Ganga Júnior, que coorganizou o workshop com o GGPEN, a tecnologia TECH-MINAS já é utilizada nos projetos mineiros Luaximbo, Samacanda e Luaxe.

De informar que muito recentemente o GGPEN e a ENDIAMA assinaram vários acordos de parceria, com o objetivo de conferir as potencialidades dos estudos tecnológicos desenvolvidos pelos especialistas nacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui