Gmail ganha novo visual para iOS e agora permite cancelar o envio de e-mail

336

gmail-on-ios

Nesta segunda-feira 7 de Novembro, o Google lançou uma versão actualizada do Gmail para iOS que inclui uma opção de busca mais rápida, acções ao deslizar o dedo, e Desfazer Envio (Undo Send). Foram quase quatro anos desde que o aplicativo de envio de e-mail para iOS recebeu uma renovação tão cheia de recursos como essa.

O Gmail também recebeu um novo visual para parecer menos lotado enquanto usuário incorpora fotos dos seus contactos. Em termos de funcionalidades e experiência de usuário, o Gmail para iOS parece estar a replicar o Inbox, que é o outro aplicativo de e-mail móvel do Google.

A ferramenta mais esperada da actualização é obviamente a opção de Desfazer Envio, a funcionalidade pioneira de e-mail do Google que dá ao usuário alguns segundos antes de reconsiderar se realmente o usuário quer apertar o botão Enviar. Antes disponível apenas no desktop, o recurso já se provou bastante útil para evitar diversos tipos de erros dos usuários, desde erros de digitação até perceber que tinha enviado um e-mail inapropriado para alguém.

gmail_on_ios

O Gmail trouxe ainda para iOS, do Inbox, as acções por gestos. Agora o usuário pode deslizar o dedo para a esquerda ou direita em qualquer grupo de mensagens para apagar ou arquivá-las, e é possível escolher qualquer opção de remoção que usuário prefere nas suas configurações. No entanto, deslizar para qualquer lado vai realizar a mesma acção que é apagar ou arquivar, e não pode customizá-las individualmente, por exemplo, para arquivar ao deslizar para a esquerda ou apagar ou ao deslizar para a direita.

Por fim, o Gmail para iOS possui agora uma ferramenta de busca embutida e melhorada. Então agora o usuário terá resultados instantâneos à medida que digita. O aplicativo também incorporou sugestões inteligentes com base no seu histórico de buscas do Gmail, tanto no iOS quanto no desktop. Além disso, a busca consegue visualizar erros menores de digitação e oferecer uma sugestão melhor do tipo.