Google e Facebook burlados em US$100 milhões por um hacker

0
2162

O Google e o Facebook foram burlados em US$ 100 milhões por um hacker que implantou um esquema de “phishing” por e-mail e faz-se passar por um fornecedor. A justiça americana já anunciou a prisão do hacker.

O hacker lituano chamado Evaldas Rimasauskas tinha sido acusado, no âmbito de um ataque de e-mail conhecido por phishing, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. O esquema fraudulento implantado passou pela falsificação de endereços de e-mail, de facturas e de selos de empresas para se fazer passar por um fabricante asiático de computadores.

O objectivo era levar Google e Facebook a pagarem pelo fornecimento de computadores fictícios, como de facto fizeram, deixaram-se enganar por emails supostamente inocentes. Phishing tem o objectivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas.

Um porta-voz do Google salientou que- “detectamos esta fraude contra a nossa equipa de gestão de fornecedores e prontamente alertamos as autoridades” e garantiu ainda que recuperaram o dinheiro, mas sem revelar detalhes quanto à quantia em que foram burlados. Sabe-se que o Google e o Facebook tentaram abafar o caso.

As duas empresas foram enganadas de forma sucessiva ao longo de dois anos, o hacker conseguiu efectuar as transferências para contas em instituições bancárias no leste da Europa e o alarme soou apenas quando foi atingida a soma de 100 milhões de dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui