Huambo: Biblioteca Provincial sem computadores e internet para pesquisa virtual

0
405

A Biblioteca Provincial do Huambo está nesse momento sem computadores e de serviços de acesso à internet, para que possa proporcionar aos leitores condições para a pesquisa digital, de acordo com directora da Biblioteca, Herodina Afonso.

Segundo a Directora, que falava diante a ANGOP, disse que é urgente mudar essa situação para que a instituição possa evoluir para a pesquisa virtual, tendo em conta os desafios impostos pelo desenvolvimento tecnológico actual era digital.

Embora que não tenha falado os números de computadores que a Biblioteca Provincial precise, Herodina Afonso informou que a infra-estrutura possui uma sala de informática mas que se encontra inoperante, para oferecer melhores serviços aos utentes, visto que devido a essas dificuldades os leitores com necessidade são obrigados a dirigir-se Mediateca do Huambo.

MAIS: Falta de internet dificulta arrecadação de receitas via RUPE e Portal do Munícipe na Província do Huambo

Então, para se ultrapassar a situação, a Directora diz que a solução passa por criar uma fonte de financiamento para a instituição, de modo a permitir a aquisição de equipamentos informáticos necessários para o efeito. E para minimizar as dificuldades financeiras, fez saber que a Biblioteca tem ministrado alguns cursos de curta duração dirigidos aos jovens, com vista a garantir a sua auto sustentabilidade, serviços que têm sido acoplados com o arrendamento das salas para as actividades recreativas  promovidas por instituições privadas.

De informar que a Biblioteca Provincial do Huambo foi inaugurada em 2016, com a missão de incentivar o hábito pela leitura, e onde recebe diariamente, entre 70 a 85 cidadãos acima dos 18 anos de idade, que solicitam livros de diversas áreas do saber, como economia, comunicação, direito, filosofia, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui