IPTV: O que é e como funciona?

22703

A tecnologia IPTV (Internet Protocol Television) permite distribuir programas e ou qualquer outro conteúdo televisivo pela Internet de banda larga. Ela funciona sem cabos ou antena, já que só precisa do sinal de Internet.

Como funciona?

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de Internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via Internet.

Este serviço exige um conversor (também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da Internet para que ele possa ser visualizado na tela.

A lei permite este tipo de serviço?

Cada emissora de televisão tem regras próprias para disponibilizar sua programação. Ela pode ser transmitida por meio de canais abertos (gratuitos) ou fechados (pagos). Sendo assim, no caso dos canais fechados, devem ser respeitadas as regras preestabelecidas pelas emissoras e operadoras que oferecem esses canais.

Se o sinal do canal pago for disponibilizado por meio de serviços de streaming e compartilhado na rede, essa retransmissão é considerada um ato ilícito. Ou seja, se você contratou uma assinatura de TV a cabo e decide disponibilizar o sinal dos canais através da rede com outros usuários, você estará a praticar a pirataria, pois uma das cláusulas do contrato assinado com a provedora do pacote de TV limita seu uso apenas ao contratante do plano.

Em Angola já temos o serviço de IPTV a funcionar?

Sim, a TVCABO – operador exclusivo do sistema triple play a actuar no mercado angolano – acaba de apresentar o VIV MAIS IPTV, uma plataforma avançada de televisão, via Internet, que permite aos utilizadores da TVCABO assistir aos canais da ZAP e DSTV, em qualquer local e horário, através de dispositivos como smartphone, tablet, computador, ou da Box IPTV da TVCABO, desde que estejam ligados à Internet.