ISPTEC e GGPEN apresentam propostas de projectos para o sector espacial nacional

0
1209

Tendo como base o Protocolo de Entendimento assinado no último mês de Novembro, o  Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), organizaram um Workshop onde apresentaram propostas de projectos no sector espacial para serem implementados pelo nosso país, na última semana.

Com o tema de “Expansão das Acções Formativas sobre a Ciência, Tecnologia e Indústria Espacial, bem como a disseminação da cultura espacial na Academia Nacional”, organizado na sede do ISPTEC, no Talatona, a cerimónia teve como objetivo apresentar propostas para projectos de investigação e desenvolvimento em Pequenos Satélites, Microfoguetes e Mecânica Orbital. Por outro lado, o GGPEN apresentou todas as iniciativas que têm vindo a desenvolver, desde 2015, que encaminhados à academia impulsionará a criação de uma rede universitária nacional de ciência e tecnologia espacial.

Todos os projectos apresentados no referido Workshop basearam-se nas linhas orientadoras da Estratégia Espacial Nacional, nomeadamente o Eixo 2: Capacitação e Promoção do Sector Espacial. O referido eixo alberga desafios como o projecto de Desenho, Construção e Lançamento do primeiro Cubesat Académico na República de Angola, que para a sua persecução, necessita a criação de um programa estruturado de capacitação em matéria espacial que abarque as áreas científicas e tecnológicas essenciais neste domínio, e por outro lado, através das formações dos utilizadores finais.

MAIS: Especialistas do GGPEN participam em formação sobre Big Data

Tendo em conta também as iniciativas do ISPTEC ligadas à propulsão e mecânica Orbital, foram ainda apresentados pelos especialistas de Balística do GGPEN, cursos de curta duração em temáticas sobre microfoguetes, mecânica orbital, bem como diversos temas para Trabalhos de Término de Curso (TTC) para os estudantes interessados do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências.

De referir que o ISPTEC e o GGPEN assinaram no último dia 04 de Novembro um protocolo de entendimento para a expansão das acções formativas sobre ciência, tecnologia e indústria espacial, onde essa parceria entre as duas entidades dar-se-á prioridade a acções formativas nas áreas de “sensoriamento remoto” e “sistemas de informação geográfica”, aplicados no sector petrolífero, “comunicação via satélite”, bem como projectos de investigação e desenvolvimento no domínio dos pequenos satélites, foguetes e mecânica orbital.

Acrescentar ainda que um outro objectivo presente no acordo entre as duas instituições, visa promover a formação em tecnologias relevantes para o sector espacial, criar e capacitar quadros neste domínio, apoiando o desenvolvimento sustentável, através das tecnologias aeroespaciais. Tendo isso como base, estar-se-á a contribuir para o posicionamento da academia nacional no prisma regional e na cimentação do binómio academia e indústria, por via da promoção e desenvolvimento de produtos e serviços baseados em tecnologia espacial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here