Coding Dojo: Luanda terá oficina para desenvolvedores de softwares

1296

A partir de 2015 o mercado de trabalho de TIC de Angola mudou. Desde então as oportunidades para os desenvolvedores de software residentes em Luanda vêm aumentando paulatinamente. As empresas que antes precisavam importar profissionais estrangeiros começaram a contratar fábricas de software estrangeiras, para atuarem remotamente, mas também começaram a contratar mais desenvolvedores de software em Luanda.

O mercado de startups também mudou. Em Novembro de 2015 a competição internacional de empresas startups chamada SeedStars ocorreu pela primeira vez em Angola, realizada pela empresa KiandaHub, e seleccionou 11 (onze) finalistas. Dentre os finalistas estava a então startup Jobartis com sua plataforma de busca de empregos. No final do dia a Jobartis foi eleita a melhor startup angolana de 2015 e foi seleccionada para representar Angola no Seedstars World.

Conforme as oportunidades de negócios em Angola vão aumentando, mais e mais empreendedoras e empreendedores investem na contratação de desenvolvedoras e desenvolvedores de software para tornarem suas ideias em produtos e seus produtos em receitas. A procura por programadoras e programadores por vezes parece ser maior que a oferta mas ao mesmo tempo diversos programadores permanecem desempregados por não conseguirem encontrar oportunidades de emprego ou mesmo de projectos de curta duração.

Portantto, se és desenvolvedor (a) e pretendes melhorar as tuas competências ou ensinar os outros sobre desenvolvimento web ou software? Essa é uma oportunidade para si. Caso ainda sejas um iniciante e queres aprender a desenvolver softwares, o Coding Dojo Angola é para si.

Com o intuito de reduzir a distância entre geradores de emprego e desenvolvedoras e desenvolvedores angolanos de software, a startup Bantu Makers e a empresa Jobartis apoiaram o nascimento do projecto chamado Coding Dojo Angola.

A inauguração do Coding Dojo Angola ocorrerá no dia 19 de Agosto de 2017, com abertura as 09h até as 12h. Esse espaço será usado por empresas e por startups em busca de talentos e por profissionais de TIC a procura de novos projectos. Por meio desses encontros as pessoas poderão, de forma descontraída, apresentar seus produtos e seus conhecimentos e as empresas poderão indicar quais são os seus principais desafios.

Inicialmente o Coding Dojo apoiará a formação de novas desenvolvedoras e de novos desenvolvedores na tecnologia Ruby on Rails. Essa tecnologia é muito usada globalmente por startups e permite pessoas que a dominam a trabalhar tanto em empresas em Angola como também a trabalhar remotamente, em suas casas ou em espaços de coworking, para startups estrangeiras.

O Coding Dojo funcionará todos os sábados das 09h às 12h no Launchpad Angola, espaço moderno de coworking localizado na Vila Alice, e contará sempre com ao menos 1 (um) instrutor para receber as empresas, receber as pessoas e para ajudar quem quer trabalhar como desenvolvedora ou desenvolvedor de software a atingir o seu objectivo.

Localização: