Microsoft Word agora pode transcrever áudio

0
1940

Microsoft Word traz agora novas funcionalidades relacionadas com voz. O popular editor de texto vai reconhecer comandos de voz e vai começar a transcrever textos ditados, de forma automática.

O novo recurso funciona de maneira parecida com alguns serviços já existentes no mercado de tecnologia como o Otter.ai. Isso significa que o usuário pode começar as transcrições de gravações em tempo real, ou fazer upload de clipes de áudio ou até mesmo de vídeo.

O texto transcrito pode ser depois ouvido, por parágrafos, por exemplo, em velocidades diferentes. O sistema é capaz de reconhecer o discurso de diferentes intervenientes e assinala essas entradas, depois de o utilizador identificar os nomes de cada um.

Para usar o recurso, é necessário ter uma assinatura do Microsoft 365. Há um limite de cinco horas de transcrição por mês e de 200 MB de uploads de arquivos. No momento, a funcionalidade de ditado e transcrição só pode ser encontrada na versão web do Word.

A Microsoft não compacta o áudio para transcrever. Em vez disso, ele é capturado no formato WAV e carregado directamente numa nova pasta no seu próprio armazenamento OneDrive. Nesta fase, as novidades ainda não estão disponíveis em Português de Portugal.

Na prática, o texto que for transcrito ficará numa nova barra lateral, localizada na região da direita do aplicativo. O usuário também pode fazer anotações junto com a gravação e inserir partes da transcrição assim que estiver concluída. Ainda é possível renomear cada um dos locutores identificados. Depois de fazer isso, o usuário também pode mover as palavras que foram transcritas para o documento do Word. A principal questão é que a precisão do recurso depende diretamente da qualidade da gravação.

Ainda assim, a Microsoft anunciou que o recurso será lançado para os aplicativos para Android e iOS do Word até o final de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here