Ministra das TIC do Ruanda visitou o centro de controlo do Angosat

863

O Governo de Angola assinou na quarta-feira (19 de Junho 2019) um Memorando de Entendimento para o reforço da cooperação no domínio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação com o Ruanda. O referido acordo foi assinads durante o AngoTic 2019, pela parte angolana rubricou  ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, pelo Ruanda a homóloga, Paula Ingabire.

A ministra das Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação do Rwanda, Paula Ingabire,  acompanhada pelo Embaixador do Rwanda em Angola, Alfred Kalisa, bem como, membros do sector público e privado do seu país, visitaram o MCC – Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda, numa visita conduzida pelo Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Eng. Zolana João, acompanhado pela Directora Geral Adjunta para a Área Técnica e Científica do GGPEN, pelo Director de Voo do MCC e pelos distintos Directores Adjuntos e de áreas do MCC.

Os visitantes receberam informações sobre as distintas fases de construção do MCC, contemplando a construção da estrada de acesso, a construção das infraestruturas externas de apoio ao MCC (estação de captação e tratamento de água junto ao rio Bengo e a estação de transformação de média tensão) e construção do edifício (MCC). Os mesmos conheceram também os distintos compartimentos e receberam explicação detalhada sobre o funcionamento das áreas, com realce nas informações de telemetria arquivadas referentes ao período de funcionamento do satélite Angosat-1.