Ministros da CPLP reafirmam o impacto da ciência e tecnologia em tempos de Covid

0
1051

A capital do país, Luanda, acolheu ontem(19), a IX° Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a fim de reforçar a cooperação nesse sector.

De acordo com a nota de imprensa da reunião, na qual a redacção do MenosFios teve acesso, a cerimónia serviu para avaliar o grau de implementação do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral para o período 2014 e 2020, bem como aprovar uma nova agenda política para até 2026, e a mesma teve como tema principal “o digital e a ciência nas sociedades pós-Covid-19: desafios e perspectivas”.

Os ministros do CPLP reiteraram a necessidade se  assumir um papel mais activo na mobilização de meios financeiros indispensáveis para a concretização das actividades, bem como incrementar os esforços atinentes à edificação de “espaços” do ensino superior, de ciência, tecnologia e de inovação da CPLP, em linha com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para a capacitação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação.

Rconheceram que o ensino superior e a investigação científica desempenham um papel preponderante na formação de “capital humano” e na criação de capacidades tecnológicas que em muito contribuem para a erradicação da pobreza e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável.

Para os ministros, o contexto pandémico imposto pela Covid-19 representa um desafio para a ciência, tecnologia e ensino superior nos Estados membros, revelando a necessidade de identificação de iniciativas que promovam a actuação conjunta no plano da cooperação multilateral da CPLP.

Reiteram o compromisso de fortalecer a cooperação multilateral em ciência, tecnologia e ensino superior, para a promoção do desenvolvimento, por meio da capacitação científica e tecnológica das instituições, pesquisadores e estudantes do ensino superior dos Estados membros da CPLP.

Os Estados membros reafirmam que os investimentos em ciência, tecnologia e ensino superior são fundamentais para a formação de recursos humanos qualificados que contribuirão para o uso sustentável dos recursos naturais, o crescimento económico e o desenvolvimento social com vista à melhoria das condições de vida e do bem-estar dos cidadãos.

A IX° Reunião serviu também para analisar as propostas de vários projectos e programas de cooperação multilateral intracomunitária e extracomunitária no domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, bem como a cooperação entre esta comunidade e as organizações internacionais, bem como a sociedade civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here