Morreu Ray Tomlinson! o homem que inventou o e-mail

1301

Tomlinson

Se hoje em dia enviamos e recebemos email devemos isso a alguém, acredita-se que é alguém pouco citado no mundo da tecnologia, mas pelos seus feitos merece uma homenagem.

O mundo da tecnologia perdeu uma grande lenda, morreu um dos génios da computação. O inventor do email, Ray Tomlinson sofreu um aparente ataque cardíaco no sábado 5 de Março de 2016, de acordo com relatórios.

Este grande homem faleceu aos 74 anos, vale ainda lembrar que Tomlinson enviou o primeiro e-mail de volta em 1971; na época, ele estava trabalhando em Boston, Bolt, Beranek e Newman (BBN), uma empresa que foi fundamental para o desenvolvimento de uma versão muito inicial da internet, chamado de ARPANET.

Ele também decidiu usar o símbolo “@” para designar um usuário de seu hospedeiro. A decisão levantou o humilde símbolo, da obscuridade para ícone internacional. Este grande homem  entrou colecção do MoMA em 2010. O facto foi pouco utilizado na época tornou atraente para Tomlinson, que reduziu a ambiguidade. Além disso, como ele gostava de dizer, “É a única preposição no teclado.”

 

Descanse em Paz Ray Tomlinson