Número total de aplicativos da Apple na App Store diminuiu pela primeira vez

649

A loja de aplicativos para dispositivos Android (Play Store) lidera em número de aplicativos na sua loja em relação a Apple, mas pelos vistos a Apple esta a decair mais do que o esperado neste aspecto, visto que pela primeira vez a empresa teve uma redução em termos de aplicativos.

Pois é, o número total de aplicativos disponíveis da App Store diminuiu em 2017 pela primeira vez na história do mercado, de acordo com a empresa de análise Appfigures. Os aplicativos iOS na App Store encolheram para 2,1 milhões ao longo de 2017, após o início do ano em 2,2 milhões.

Mas qual será o motivo deste declínio? 

O declínio pode ser atribuído em parte à decisão que a Apple tomou 2016, que visava remover aplicativos antigos que não eram mais compatíveis com iPhones e aplicativos mais novos, e que não estavam em conformidade com as directrizes de revisão recentes. Deste modo os aplicativos que não foram criados na arquitectura de 64 bits foram removidos.

A Apple removeu ainda aplicativos de limpeza de vírus, aplicativos que eram clones de outros aplicativos e outros aplicativos de baixa qualidade que estavam atravancando a App Store. Simultaneamente, os desenvolvedores também enviaram poucos aplicativos novos para iOS em 2017, em comparação com 2016, mostram os dados.

Google Play vs App Store em 2017

No ano de 2017  marcou-se a maior diferença entre as duas plataformas, o Google Play obteve cerca 1,5 milhão em novos aplicativos, enquanto a Apple oscilou em 755.000 aplicativos lançados em 2017. A Appfigures afirmou que parte disso foi porque muitos desenvolvedores lançaram versões do Android de seus aplicativos iOS, mas não o contrário, pois o iOS continua a ser a plataforma de estreia preferida.